Julgados e condenados por infrações de atletas suas ao CBJD ainda em 2021, Real Brasília e Minas podem ter problemas na próxima janela de registro de atletas para as competições nacionais e locais que jogarão em 2023. Isso se dá por ainda não terem quitado multas impostas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportivo (STJD) referente a julgamentos do ano passado.
Segundo documentos a que a reportagem do Distrito do Esporte teve acesso, o Vice-Presidente Administrativo do STJD, Maurício Neves Fonseca, despachou ainda em julho deste ano determinando a intimação dos dois clubes para que pagassem os valores em aberto.
O Real Brasília, foi condenado por R$3.000,00 por infração ao art. 191 do CBJD, em sessão de julgamento realizada em 30 de junho de 2021 pela Comissão Disciplinar Feminina.
Segundo o CBJD, trata-se de infração por “Art. 191. Deixar de cumprir, ou dificultar o cumprimento: I — de obrigação legal; II — de deliberação, resolução, determinação, exigência, requisição ou qualquer ato normativo ou administrativo do CNE ou de entidade
de administração do desporto a que estiver filiado ou vinculado; III — de regulamento, geral ou especial, de competição.“
Já o Minas Brasília foi condenado por R$3.000,00 por infração ao art. 213 incisos I e II do CBJD, em sessão de julgamento realizada em 30 de junho de 2021 do corrente pela Comissão Disciplinar Feminina.
O CBJD diz que “Art. 213. Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: I — desordens em sua praça de desporto; II — invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo.”
Após a intimação dos clubes para pagamento, ambas as equipes não fizeram a quitação a tempo. Por isso, o Vice-Presidente Administrativo expediu decisão determinou aos clubes que em 3 (três) dias comprovassem o pagamento da dívida. Caso não façam a quitação, a CBF já ficou intimada a repassar quaisquer verbas a que os times tenham direito para sanar a dívida.
Porém, se não existirem verbas de Real Brasília e Minas perante a CBF, o julgador determinou a vedação de registro e transferência de novas atletas até o pagamento da dívida.
A reportagem procurou os dois clubes.
A presidente do Minas Brasília, Nayeri Albuquerque, disse que só foi informada da decisão e da dívida em aberto na última sexta-feira (25/11) e já está providenciando o pagamento: “amanhã (hoje, 29/11) vamos pagar”, afirmou ao DDE.
O diretor do Real Brasília, Pedro Ayub, disse que “o clube ficou ciente disso ontem (28/11), através da federação, e já está buscando o entendimento de como acertar para não causar problemas à entidade.”