A CBF começou o planejamento para a próxima edição da Copa Verde, em 2023. A competição que irá de 18 de fevereiro de 2023 a 03 de maio de 2023 está perto e a CBF requisitou aos clubes participantes que indiquem, até dia 01 de dezembro de 2022, onde os jogos serão realizados.
Segundo documento obtido pela reportagem, a entidade definiu vários critérios para que as praças esportivas possam sediar partidas da competição. São os seguintes:
● 1ª e 2ª fases: não há capacidade mínima de espectadores exigida;
● 3ª fase: os estádios deverão ter capacidade mínima de 2 (dois) mil
espectadores sentados;
● 4ª e 5ª fases: os estádios deverão ter capacidade mínima de 5 (cinco)
mil espectadores sentados;
● Para todas as fases da competição: sistema de iluminação adequado
para partidas noturnas com transmissão;
● Laudos técnicos vigentes no Sistema Estádios CBF (Segurança, Vistoria
de Engenharia, Acessibilidade e Conforto, Prevenção e Combate a
Incêndio e Pânico, Condições Sanitárias e de Higiene);
A CBF pediu a indicação do estádio principal, mas abriu espaço para uma praça secundária – de reserva – ser apontada pelos presidentes de clubes.
O Distrito Federal, mais uma vez, conta com Ceilândia e Brasiliense na competição organizada pela CBF. Ceilândia costumeiramente utiliza do Abadião, na cidade que dá nome ao clube. Já o Brasiliense se divide entre o Serejão – finalmente pronto para jogos – e o Abadião na Ceilândia. Este cenário deve se repetir na Copa Verde.
Hoje, o Abadião conta com capacidade para 4.200 espectadores, o que permitiria seu uso até a terceira fase pelo Ceilândia. Todavia, o estádio sofre, há anos, com a falta de iluminação para partidas noturnas e problemas de laudos que só autorizam o uso de metade da praça esportiva – por conta da Polícia Militar do DF.
Localizado em Taguatinga, o Serejão é, juntamente ao Mané Garrincha, o estádio em melhores condições de jogo atuais em Brasília e região. A capacidade máxima do estádio é de 27 mil torcedores e recentemente o Serejão sediou partidas de fase semifinal da Copa Verde, com uma boa iluminação noturna, mostrando que, em um primeiro momento, atende aos requisitos da CBF.
Saiba como será a Copa Verde 2023
A competição ocorrerá com 24 times e terá cinco fases. A primeira é composta pelos 16 clubes piores ranqueados no RNC dentre as 24 equipes classificadas. Estes disputarão uma partida eliminatória em 18 de fevereiro, data prevista. Os vencedores dos confrontos irão para as oitavas e enfrentarão os oito melhores ranqueados dentro dos elegíveis ao torneio. Assim como na primeira fase, um jogo único, em 22 de fevereiro ou 1º de março, definirá os classificados.
A partir das quartas de finais, as partidas serão disputadas em jogos de ida e volta. Segundo o ofício da CBF, as datas previstas são: 8 ou 15 de março para o primeiro confronto e 22 de março para o embate de volta. As semifinais serão disputadas em 26 de março. As duas decisões, que garante uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil, estão marcadas para 19 de abril e 3 de maio.
Clubes elegíveis à Copa Verde 2023
Acre: Humaitá, São Francisco e Atlético;
Amapá: Trem;
Amazonas: Manaus e Princesa do Solimões;
Distrito Federal: Brasiliense e Ceilândia;
Espírito Santo: Real Noroeste e Rio Branco;
Goiás: Atlético, Goiás, Vila Nova e Aparecidense;
Mato Grosso: Cuiabá, União e Luverdense;
Mato Grosso do Sul: Operário;
Pará: Remo e Paysandu;
Rondônia: Real Ariquemes;
Roraima: São Raimundo;
Tocantins: Tocantinópolis e Interporto.