A Copa do Mundo reúne povos de diversos países e a atual edição, disputada no Catar, não é diferente. Pelas ruas e nos estádios, os torcedores vestem camisas de suas nacionalidade e desfilam com itens de seus clubes, sejam do próprio país ou de outro a qual tem simpatia. Um grupo de brasileiros, presentes no país árabe, ostentam objetos do Gama em solo catari. Antônio e seus amigos usaram a camisa alviverde em suas andanças pelo Catar e falaram à equipe do Distrito do Esporte sobre a experiência em Mundiais.
Presentes nos Mundiais, os amigos Antônio, Adaílton, Ana e Rangel são experientes em Copas e a camisa alviverde é a fiel escudeira. “A gente costuma ir em todas as Copas e sempre levamos a camisa do Gama para tirar foto”, falou Antônio. A vestimenta alviverde é simbolizada pelo carinho que o grupo tem com a cidade, segundo Antônio. “Eu morei no Gama e tem outros que ainda moram, então sempre levamos a camisa para as viagens”, disse.
Antônio relatou a experiência com o Catar. “Está muito mais legal do que imaginávamos, superou muito as nossas expectativas. O país é muito bonito, acima da média. Os prédios, as praias, as belezas locais, tudo muito bonito, organizado e conservado”. Sobre a diversão no país, Antônio garantiu ser verde e amarela. “A festa quem faz são os brasileiros sempre. A gente faz esquenta, se junta em dias que não tem jogos do Brasil e por isso somos os mais amados. Na Rússia (em 2018) foi assim, aqui não seria diferente”, relatou.
O grupo esteve presente nas vitórias do Brasil contra Sérvia, em 24 de novembro, e Suíça, em 28 de novembro. A única derrota na competição, contra Camarões, nesta sexta-feira (2/12), também contou com a presença do grupo. Além destes jogos, eles estarão nas oitavas contra a Coreia do Sul, na próxima segunda-feira (5/12). Este será o último jogo que terá a presença de Antônio e Adaílton. Já Ana e Rangel ficarão até a grande final, que ocorrerá em 18 de dezembro, no estádio Lusail, às 12h (horário de Brasília).
Caminho da seleção brasileira na Copa do Mundo
Classificado para as oitavas de final, o Brasil terminou a primeira fase em primeiro lugar do Grupo G. Assim, a seleção brasileira enfrentará a Coreia do Sul na próxima segunda-feira (5/12) pelas oitavas. Caso avance, a equipe comandada por Tite já sabe seus possíveis adversários das quartas: o vencedor do confronto entre Japão e Croácia. Nas semis, Holanda, Estados Unidos, Argentina ou Austrália. O adversário da final sairá da outra chave que tem Inglaterra, Senegal, França, Polônia, Marrocos, Espanha, Portugal e Suíça.