Após boa estreia na Copa do Mundo com vitória sobre a Sérvia por 2 a 0, dois gols de Richarlison, a seleção brasileira volta a campo nesta segunda-feira (28/11) para enfrentar a Suíça. O confronto pela segunda rodada do Grupo G acontecerá às 13h e devido ao jogo, os serviços na capital federal sofrerão mudanças em seus horários de atendimento. Transporte público, estabelecimentos e escolas se adequaram para os torcedores assistirem aos comandados por Tite.
As primeiras modificações nos serviços no Distrito Federal aconteceram na última quinta-feira (24/11) na estreia do Brasil. O confronto entre brasileiros e sérvios aconteceu às 16h e com isso, grande parte dos setores encerraram seus expedientes mais cedo. Com o próximo jogo ocorrendo ainda mais cedo, às 13h, alguns estabelecimentos não funcionarão e outros terão seu encerramento antes do habitual.
No sistema de saúde, os serviços de emergência e urgência, UPA, Caps III e AD III funcionam normalmente. Ambulatórios, policlínicas, UBS, vacinação, Caps I, II, AD II e Capsi não terão expediente no segundo confronto da seleção brasileira. A Caesb também não contará com atividade nesta segunda-feira (28/11). As escolas públicas terão ponto facultativo em todos os turnos, porém pode ter atividades não presenciais.
Responsável pela iluminação do Distrito Federal, a Neoenergia atua das 8h até às 11:30. Os bancos seguirão o mesmo horário de funcionamento da empresa de energia. As lojas poderão funcionar nos horários dos jogos. Segundo a Fecomércio, “fica a cargo de cada dono de estabelecimento a decisão de liberar, ou não, seus funcionários, assim como determinar o horário de saída e retorno aos postos de trabalho”.
Os shoppings da capital federal seguem diferentes padrões de funcionamento. Parkshopping, Pátio Brasil, JK Shopping, Taguatinga Shopping, Venâncio Shopping e Conjunto Nacional fecham 30 minutos antes do jogo contra a Suíça e voltam suas atividades 30 minutos após o fim do confronto. O Brasília Shopping ficará com suas lojas inativas apenas durante a transmissão da partida.
Transporte
O transporte público atuará de forma especial nesta segunda-feira (28/11). O metrô funciona em seu horário normal, das 5:30 até às 20:30, mas terá aumento na frota entre 11h e 13h. Na terceira partida do Brasil, próxima sexta-feira (2/12), o acréscimo será entre 14h e 16h. Já os ônibus atuarão com horários do fim de semana, sem reforço na frota próximo ao início da partida.
O Aeroporto Internacional de Brasília transmite os confrontos da Copa do Mundo. Com telões nas áreas públicas e nas salas de embarque, os viajantes poderão escolher onde acompanharão as partidas do Mundial. Além da transmissão, outro ponto está no clima da competição: a Torre de Controle. O local é decorado com as cores da seleção brasileira, verde e amarela, diariamente a partir das 18h.
Caminho da seleção brasileira
O Brasil venceu a Sérvia na estreia por 2 a 0 e a Suíça derrotou Camarões por 1 a 0. Assim, a seleção brasileira assumiu a primeira posição do Grupo G. Caso vença a Suíça e ocorra um empate entre Sérvia e Camarões, os comandados de Tite se classificam de forma antecipada para a fase eliminatória da Copa do Mundo. Na última rodada, o Brasil enfrenta o Camarões em 2 de dezembro às 16h.
Se a seleção brasileira conseguir a classificação à próxima fase, as datas dos confrontos estão definidas. Se passar em primeiro, o Brasil joga em 5 de dezembro às 16h contra o segundo colocado do Grupo H (Coreia do Sul, Gana, Portugal ou Uruguai). Caso consiga a classificação na segunda posição, disputa uma vaga nas quartas em 6 de dezembro às 16h contra o primeiro lugar do Grupo H.