18.5 C
Brasília
sexta-feira, 22 de novembro de 2024

CBF confirma clubes elegíveis à Copa Verde 2023 e detalha competição

Brasiliense e Ceilândia serão os representantes do Distrito Federal na Copa Verde 2023. CBF detalha formato e datas com previsão de início para 18 de fevereiro

- Continua após a publicidade -

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou, na última segunda-feira (21/11), às federações estaduais de futebol, os detalhes da Copa Verde 2023. Entre os pontos listados, estão os clubes que cumprem o critério de participação, o formato da competição e a data-limite para a confirmação das equipes no torneio. O Brasiliense, campeão candango da atual temporada, e o Ceilândia, vice-campeão, são os clubes candangos aptos à disputa do campeonato.

Em um ofício com quatro páginas, a CBF detalhou o certame. A entidade listou três critérios para a participação no campeonato. O primeiro são os campeões das 12 federações filiadas: Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O Brasiliense, vencedor do distrital, é o dono da vaga neste critério.

Outro critério utilizado é para os vice-campeões das oito federações filiadas melhores colocadas no Ranking Nacional de Clubes, são elas: Goiás, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Distrito Federal, Acre, Espírito Santo e Tocantins. Assim, o Ceilândia também poderá disputar o torneio. As quatro vagas restantes – terceiro critério – é disponibilizada aos melhores clubes posicionados no RNC de 2023, filiados às federações participantes, excluídos as equipes já classificados através dos outros dois critérios.

- Continua após a publicidade -

Brasiliense e Ceilândia terão até às 12h da próxima sexta-feira (25/11) para confirmarem suas participações na Copa Verde 2023. Caso desistam da competição, sejam por vontade própria ou pelo não envio do Termo de Confirmação de Participação, os clubes candangos poderão ser substituídos e suas vagas irão para as equipes mais bem classificadas na última edição do Candangão.

Formato e previsão de calendário

A competição ocorrerá com 24 times e terá cinco fases. A primeira é composta pelos 16 clubes piores ranqueados no RNC dentre as 24 equipes classificadas. Estes disputarão uma partida eliminatória em 18 de fevereiro, data prevista. Os vencedores dos confrontos irão para as oitavas e enfrentarão os oito melhores ranqueados dentro dos elegíveis ao torneio. Assim como na primeira fase, um jogo único, em 22 de fevereiro ou 1º de março, definirá os classificados.

A partir das quartas de finais, as partidas serão disputadas em jogos de ida e volta. Segundo o ofício da CBF, as datas previstas são: 8 ou 15 de março para o primeiro confronto e 22 de março para o embate de volta. As semifinais serão disputadas em 26 de março. As duas decisões, que garante uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil, estão marcadas para 19 de abril e 3 de maio.

Clubes elegíveis à Copa Verde 2023

Acre: Humaitá, São Francisco e Atlético;
Amapá: Trem;
Amazonas: Manaus e Princesa do Solimões;
Distrito Federal: Brasiliense e Ceilândia;
Espírito Santo: Real Noroeste e Rio Branco;
Goiás: Atlético, Goiás, Vila Nova e Aparecidense;
Mato Grosso: Cuiabá, União e Luverdense;
Mato Grosso do Sul: Operário;
Pará: Remo e Paysandu;
Rondônia: Real Ariquemes;
Roraima: São Raimundo;
Tocantins: Tocantinópolis e Interporto.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P