17.5 C
Brasília
sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Apenas um atleta nascido no Distrito Federal foi convocado por Tite

O treinador da seleção brasileira, Tite, convocou 122 atletas em pouco mais de seis anos no comando da amarelinha. Destes, apenas o meia Felipe Anderson nasceu na capital federal

- Continua após a publicidade -

Às vésperas da Copa do Mundo, o técnico da seleção brasileira, Tite, convocará nesta segunda-feira (7/11) os 26 atletas que disputarão o campeonato mundial de seleções, que será realizado entre os meses de novembro e dezembro de 2022, no Catar. Desde junho de 2016, quando foi anunciado como treinador da seleção canarinha após a saída de Dunga, Tite convocou 122 atletas. Destes, apenas um nasceu na capital federal: o meia Felipe Anderson.

Natural de Santa Maria, Felipe Anderson foi o único atleta nascido no Distrito Federal lembrado por Tite. A convocação ocorreu em fevereiro de 2019 para dois amistosos em março. Jogador do West Ham-ING à época, o meia entrou aos 26 minutos do segundo tempo na partida contra o Panamá no lugar do volante Arthur, atualmente no Liverpool-ING. Contra a República Tcheca, três dias depois, o jogador não foi utilizado. Desde então, Felipe Anderson, hoje jogador da Lazio-ITA, não foi mais convocado.

Apesar de ter sido convocado apenas uma vez por Tite, esta não foi a única vez do brasiliense na seleção brasileira principal. Em 2015, jogando pela Lazio-ITA, Felipe Anderson foi lembrado por Dunga e atuou contra o México, entrando no jogo aos 38 minutos do segundo tempo. No jogo seguinte, contra Honduras, o meia ficou apenas no banco de reservas. Assim como no comando de Tite, Felipe Anderson foi convocado apenas uma vez por Dunga.

- Continua após a publicidade -

Pela seleção olímpica, Felipe Anderson fez parte do plantel medalha de ouro na Olimpíada Rio-2016. Na competição, o meia fez quatro jogos – dois na fase de grupos, um pela semifinal e outro na final contra a Alemanha – e deu uma assistência na partida que garantiu vaga na decisão do torneio. O atleta brasiliense ainda possui passagens pelas seleções de base do Brasil.

Felipe Anderson pela seleção olímpica
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Paulistas dominam convocações

Dentre os 122 convocados por Tite, São Paulo aparece como o Estado com mais representantes, foram 48 jogadores lembrados pelo treinador. Em segundo lugar, o Rio de Janeiro com 21 atletas. Rio Grande do Sul soma dez jogadores, Minas Gerais tem nove, Bahia e Paraná com seis cada, Paraíba quatro e Ceará totaliza três. Com dois jogadores estão Alagoas, Espírito Santo, Goiás e Santa Catarina.

Além do Distrito Federal, outros Estados contam com apenas um representante nas convocações de Tite, são eles: Acre, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rio Gande do Norte. O meia Andreas Pereira, belga de nascimento e jogador do Fulham-ING, foi o único atleta não nascido no Brasil convocado para a seleção brasileira. Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins não tiveram convocações de atletas.

Convocação final para a Copa do Mundo

Nesta segunda-feira (7/11), por volta de 13h, Tite convocará os 26 atletas que disputarão a Copa do Mundo. Na última semana, o técnico enviou à FIFA a relação de 55 jogadores pré-selecionados para a Copa. Esta deve ser a última convocação do treinador sob o comando da seleção brasileira. Tite anunciou, em fevereiro deste ano, no programa Redação SporTV, do Grupo Globo, que se despedirá do comando após a competição mundial de seleções.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P