A fase de grupos do Candangão Feminino chegou ao fim neste sábado (15/10). As quatro partidas da competição aconteceram simultaneamente às 15h e decidiram os quatro semifinalistas do certame. Real Brasília, Cresspom e Minas Brasília chegaram à última rodada já classificados e apenas as Tigresas do Cerrado não venceram. O Capital goleou o Estrelinha por 9 a 0 no estádio JK e garantiu a quarta vaga do mata-mata. Além de um lugar entre os quatro melhores, a Coruja se credenciou à Série A3 do Brasileirão Feminino em 2023.
Líder invicto do campeonato, o Real Brasília recebeu o segundo colocado Cresspom e venceu por 2 a 1 em seu estádio, o Defelê. As duas equipes entraram em campo já garantidas na semifinal. Na terceira posição, o Minas Brasília, também já classificado, visitou o Legião, no estádio Rorizão, e conquistou uma vitória por 1 a 0. Sobradinho e Ceilândia, já sem objetivos na competição, se enfrentaram e o Gato Preto derrotou seu adversário por 6 a 1 no estádio Augustinho Lima.
Rodada definiu o último classificado às semifinais
Com seis vitórias em seis jogos disputados, o Real Brasília enfrentou o Cresspom. A líder da competição abriu o placar no início do jogo, aos três minutos, com a atacante Marcela Guedes. A jogadora divide a artilharia da competição com a meia Bárbara Chagas do Cresspom. Menos de dez minutos depois, as Leoas do Planalto aumentaram o placar com Isabella Melo. As Tigresas do Cerrado diminuíram o placar nos minutos finais do segundo tempo com Katyelle.
Outra equipe que entrou em campo classificada foi o Minas Brasília. Na terceira posição, o clube visitou o Legião e carimbou o favoritismo no confronto. O único gol da partida foi de Milena, ainda nos primeiros minutos da etapa inicial. O time treinado por Rodrigo Campos chegou aos 19 pontos, a mesma pontuação do Cresspom, mas não conseguiu ultrapassar o adversário devido ao saldo de gols, 32 positivo para as Tigresas do Cerrado contra 22 positivo do Minas Brasília.
O Sobradinho recebeu o Ceilândia e foi goleado em seu território, o estádio Augustinho Lima por 6 a 1. As Leoas da Serra abriram o placar com Rane aos dois minutos de partida. A alegria durou pouco mais de 20 minutos, quando as alvinegras de Ceilândia inaugurou a enxurrada de gols. Talita e Luany viraram o jogo ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, mais quatro gols. Lauana por duas vezes, Camila e Herika Soares decretaram o resultado.
Em busca da última vaga do mata-mata, o Capital não deu chances ao Estrelinha. A Coruja aplicou uma impiedosa goleada por 9 a 0 e carimbou a quarta posição, que ainda rendeu lugar na Série A3 do Brasileirão Feminino 2023. Sibele e Bruna marcaram nos primeiro cinco minutos de confronto. Sibele, mais uma vez, e Nat anotaram um tento cada na etapa inicial. Bruna marcou mais dois, Nathália fez o seu segundo no jogo, Raquelzinha e Letícia deram números finais ao embate.
Semifinais do Candangão Feminino definidas
O Real Brasília fechou a fase de grupos com 21 pontos, obtendo 100% de aproveitamento. As Leoas do Planalto enfrentarão o Capital, quarto colocado com 12 pontos. O Cresspom e o Minas Brasília, ambos com 16 pontos, farão a outra semifinal do torneio. Os confrontos serão disputados em partidas de ida e volta, valendo duas vagas nas finais da competição. O título do Candangão Feminino também ocorrerá no sistema mata-mata. As datas, horários e locais ainda serão definidos pela Federação de Futebol do Distrito Federal.