A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou nesta terça-feira (13/9) a convocação da seleção brasileira masculino sub-23 de 3×3 para a disputa do mundial da categoria. Entre os seis nomes convocados pelo treinador Felipe Alexandre Porto Ferreira está Daniel Von Haydin, ala do Cerrado Basquete. Os atletas chamados participarão de uma série de treinamentos no final de setembro no Rio de Janeiro e depois embarcam para a Romênia, onde ocorrerá o campeonato.
Dos atletas escolhidos pelo treinador Felipe Alexandre, apenas Daniel Von Haydin não atua no Rio de Janeiro. Além do ala do Cerrado, outros cinco atletas estão convocados para a competição, são eles: os alas Matheus Jordan (Sodiê Salgados/Mesquita/Lsb Basquete-RJ) e Ítalo Pereira (Botafogo FR/Maricá-RJ), e os alas/pivôs Erike Guapi (Botafogo FR/Maricá-RJ), Rafael Rachel (Flamengo-RJ) e Salatiel Dal (Botafogo FR/Maricá-RJ).
Nascido em Porto Ferreira (SP), Daniel Von Haydin atua como ala pelo Cerrado Basquete desde a temporada 2020/2021. O jogador de 23 anos já vestiu duas camisas em território brasileiro antes da alviverde brasiliense: Brasília Basquete na temporada 2018/2019 e Corinthians-SP em 2019/2020. Pela última edição do Novo Basquete Brasil (NBB), em 2021/2022, Daniel obteve seus melhores números com 32 jogos, 230 pontos, 123 rebotes e 38 assistências.
Treinador confiante
Os atletas selecionados farão uma série de treinamentos entre 30 de setembro e 3 de outubro na Vila Olímpica da Mangueira, Ginásio Jamelão, no Rio de Janeiro. Após o período em solo carioca, os jogadores viajam para Bucareste, Romênia, para disputar o Mundial Sub-23 3×3 que ocorre entre 5 e 9 de outubro. Os grupos ainda não foram definidos, mas a incógnita não tira o entusiasmo do treinador Felipe Alexandre.
“A nossa comissão está bem animada com as escolhas, e mesmo não tendo a definição dos grupos, já temos uma convocação digna à altura da competição. O sonho é sempre trazer medalha, mas estamos indo por degrau, que é conseguir ficar entre os 8 melhores do mundo. Sabemos que temos ótimos atletas pelo país, mas acreditamos que esses seis escolhidos são os que mais possuem o perfil pra atender a demanda de treino e podem representar muito bem o Brasil”, falou o técnico à CBB.