17.5 C
Brasília
sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Real Brasília vence o Planaltina e larga na frente na luta pelo acesso

Com gol no início, Real Brasília ganha do Planaltina no Diogão e pode perder pela mesma diferença no jogo de volta para subir à elite do Candangão

- Continua após a publicidade -

Campeonato Candango. Na tarde deste sábado (3/9), os dois times se encontraram no estádio Diogão, em Formosa (GO), para disputar os primeiros 90 minutos da semifinal da Segunda Divisão da competição local. Com uma vitória por 1 a 0, o Leão do Planalto ampliou a vantagem de jogar por resultados iguais na soma dos placares dos dois jogos para subir de divisão e, de quebra, garantir vaga na final do torneio de acesso. A definição do classificado será no próximo fim de semana.

Acelerado logo no apito inicial, o Real Brasília partiu para a pressão e inaugurou o marcador logo aos seis minutos com Geovane. Em desvantagem, o Planaltina tentou se lançar ao ataque, mas encontrou dificuldades de criar grandes lances ofensivos. No segundo tempo, os dois times tiveram boas oportunidades de marcar, mas acabaram desperdiçando. Com necessidade maior de marcar, o PEC ocupou o campo ofensivo por mais tempo. Porém, parou em Wendell e terá que correr atrás da desvantagem no jogo de volta.

Planaltina e Real Brasília
Foto: Jéssika Lineker/Distrito do Esporte

Gol cedo munda o jogo

A pressão no início da partida foi toda do Real Brasília. Incisivo, o Leão do Planalto tratou de ocupar os espaços no campo de ataque e abriu o placar com seis minutos. Em escanteio curto, Romarinho colocou na área e Geovane cabeceou bem: 1 a 0. Com o golpe sofrido, o Planaltina tentou jogar, mas encontrou dificuldades nos próprios erros de definição. Aos 12, o PEC arriscou em cobrança de falta, mas a bola subiu demais. Nos minutos seguintes, o jogo ficou travado nas divididas pelas laterais.

- Continua após a publicidade -

Tranquilo com a vantagem construída cedo, o Real Brasília optou por trabalhar mais a bola na tentativa de cansar o Planaltina. Na raça, o PEC combatia as tentativas de avanço do rival, mas não conseguia responder com perigo. Aos 23, o time aurianil quase ampliou. Romarinho completou cruzamento com um sem pulo e exigiu grande defesa de Johnny. Com 25, Cirne e Peninha surpreenderam e tentaram marcar um gol olímpico em sequência. Atento, o goleiro do Galo salvou as duas tentativas.

Insatisfeito, o técnico Hugo Pilo alterou o PEC com 28 minutos, logo após a parada técnica. Recém-colocado, Johnn Maranhão tentou invadir a área aos 31, mas perdeu dividida com a zaga. Mesmo com a bola no pé, o Planaltina seguiu com dificuldade de infiltração. Com foco maior na marcação, o Real Brasília instaurou maior domínio a partir dos 35, mas sem incomodar Johnny. Ainda pegado, o jogo seguiu com mais erros do que acertos. Encaixotados na marcação, nenhum dos times conseguiu criar maior perigo ao adversário.

PEC insiste, mas não marca

O Real Brasília apostou na mesma tática do primeiro tempo e ameaçou logo no minuto inicial com Cirne cabeceando para fora. O Planaltina também respondeu pelo alto, mas não aproveitou falta e escanteio em sequência. O Galo manteve a bola no pé, mas sem infiltrar na zaga do Leão. Sem conseguir pressionar, o Leão fez mudanças em atacado para dar fôlego ao time. Aos 13, quase veio o segundo. Mirandinha costurou na área e cruzou para Daniel Guerreiro. Sozinho na área, ele pegou mal e mandou por cima da meta.

Oxigenado, o Real Brasília ameaçou crescer em campo e o Planaltina também apostou nas mudanças para igualar as ações. Aos 20, Johnn Maranhão finalizou bola parada de longe e assustou. No minuto seguinte, Netinho deu bom chute da entrada da área. Wendell se esticou e espalmou. O Galo seguiu atrás do empate. Aos 28, Wendell fez outra grande defesa em nova falta cobrada por Johnn Maranhão. Preocupado em se defender, o Leão virou a chave para contra-atacar. Porém, faltava efetividade.

Com 31, o time até imprimiu velocidade, mas Caio Mendes, livre, cruzou a bola nas mãos de Johnny. Nos minutos finais do jogo, as posturas ofensivas do PEC e defensiva do Real Brasília ficaram ainda mais claras. Aos 39, Maranhão tentou de cabeça e Wendell encaixou. Na jogada seguinte, o camisa 1 segurou firme outra vez uma finalização de fora da área. O Galo seguiu insistindo com o Leão valorizando ao máximo cada posse de bola que tinha. No fim, a partida voltou a ficar prensada no meio-campo e o aurianil terminou o confronto de ida com uma boa vantagem geral.

Foto: Jéssika Lineker/Distrito do Esporte

O que vem por aí?

Os 90 minutos decisivos da luta de Planaltina e Real Brasília por um lugar na elite do Campeonato Candango serão disputados no próximo sábado (10/9), às 15h30, quando o Leão recebe o Galo no Estádio Defelê, na Vila Planalto. Com a vitória e a vantagem de jogar por resultados iguais pelo acesso e pela vaga na final da Segundinha, o time aurianil pode perder por até um gol de diferença. Para conquistar o principal objetivo da temporada, o PEC precisa ganhar por dois tentos ou mais.

PLANALTINA 0
Johnny; Alessandro (Paulinho Correria), Sérgio Baiano, Tonhão e Rivaldo 🟨; Antônio Carlos, Renan Pitbull (Álvaro), Claudeci (Johnn Maranhão) e Alexandre Risadinha (Brice Yongoua); Wesley Ceifador e Netinho. Técnico: Hugo Pilo

REAL BRASÍLIA 1
Wendell 🟨; Caio Mendes, Maycon Palácio, Eduardo José e Davi Gabriel; Werick, Geovane ⚽ 🟨 e Peninha (Mirandinha 🟨); Romarinho (Gabriel), Ian (Willian) e Filipe Cirne (Daniel Guerreiro). Técnico: Luís Carlos Souza

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P