27.5 C
Brasília
domingo, 24 de novembro de 2024

Definição tardia da Copa Verde causa debandada de clubes da competição

Com problemas como falta de elenco e foco em outras competições, Ceilândia e mais seis clubes desistiram de jogar a Copa Verde e causam indefinição no formato

- Continua após a publicidade -

Uma semana após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmar a nona edição da Copa Verde, a competição registra um saldo negativo de desistências das equipes. A definição tardia sobre a realização do torneio fez com que os clubes, muitos sem calendário e elenco, decidissem não participar do certame. Com previsão de início para 25 de outubro e finais para 12 e 15 de novembro, o campeonato deverá ter menos datas do que a prevista e o número de participantes abaixo do esperado.

Inicialmente, a competição contaria com 24 clubes distribuídos dos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Porém, sete clubes optaram por não participar e, segundo ofício da entidade do futebol brasileiro, nenhuma vaga será preenchida com as desistências. O prazo de confirmação foi até a última sexta-feira (26/8).

Um dos times desistentes é o Ceilândia. O Gato Preto informou que não jogaria a competição por não ter elenco e sem tempo hábil para uma restruturação do seu plantel. O último jogo oficial do alvinegro candango foi disputado em 17 de julho pela última rodada de classificação da Série D do Campeonato Brasileiro. Assim, apenas o Brasiliense, atual campeão candango e com um título da competição regional no currículo, será o representante da capital federal.

- Continua após a publicidade -

Além do Gato Preto, Remo-PA, Manaus-AM, Nova Venécia-ES, Grêmio Anápolis-GO e São Raimundo-RR também não participarão da Copa Verde pelo mesmo motivo. O Atlético-GO é outra equipe que decidiu não disputar a competição, mas por outra questão. A equipe goiana preferiu manter o foco nos dois campeonatos em disputa: a Série A do Campeonato Brasileiro, onde briga contra o rebaixamento à segunda divisão, e a Copa Sul-Americana, onde é semifinalista e disputará uma vaga na final contra o São Paulo.

Indefinição quanto às datas e novo formato

Com as desistências na Copa Verde, a CBF possivelmente terá que readequar as datas. Inicialmente, os 16 piores times posicionados no Ranking Nacional de Clubes (RNC) se enfrentariam em um jogo único, classificando oito agremiações. Estes comporiam um bloco com as outras oito equipes e definiriam as oitavas de finais do torneio, seguindo em mata-mata até a final. Porém, com as desistências, sobram 17 clubes e a entidade ainda não se pronunciou como procederá com as datas do campeonato.

A tendência é de um encurtamento da competição regional, organizada às pressas no espremido calendário com Copa do Mundo entre novembro e dezembro. Com o número de desistência, a quantidade de datas do torneio deve cair, no mínimo, para seis (oitavas, quartas, duas semifinais e decisão em ida e volta). Todas as mudanças devem ser anunciadas pela CBF nos próximos dias.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P