18.5 C
Brasília
sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Ceilândia recusa vaga a que tinha direito e não jogará Copa Verde de 2022

Assessoria do Ceilândia confirmou que o clube não jogará a Copa Verde. CBF não prevê substituição de equipes no torneio marcado para outubro

- Continua após a publicidade -

Dois dias após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definir os detalhes da Copa Verde 2022, o Ceilândia anunciou que não estará mais entre os 24 clubes que participarão do torneio que envolve 12 regiões do Brasil. Cada time deveria entregar o Termo de Participação até às 12h desta sexta-feira (26/8). O Gato Preto optou por recusar a vaga a que tinha direito e, com isso, ficou fora da disputa.

Em contato com a reportagem do Distrito do Esporte, a assessoria do Ceilândia justificou que não seria viável para o clube participar da Copa Verde. Desde a eliminação na Série D do Campeonato Brasileiro, o clube alvinegro não tem compromissos oficiais. Com isso e com a incerteza que pairava sobre a Copa Verde, diversos jogadores foram dispensados. O último jogo do time foi em 17 de julho.

Apesar da saída da equipe candanga, a entidade máxima do futebol brasileiro não deve repassar a vaga para nenhuma outra equipe. No ofício enviado na quarta-feira às federações estaduais, a CBF destacou que não haveriam substituições em caso de desistência de alguma dos 24 times envolvidos. Assim, o Distrito Federal será representado apenas pelo Brasiliense.

- Continua após a publicidade -

O ano do Gato Preto

O Ceilândia iniciou o ano de 2022 focado e de forma intensa, mas não conquistou títulos. Além das eliminações na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro, o clube sofreu com saídas importantes de jogadores que se destacaram no Campeonato Candango, em que o alvinegro fez ótima campanha, mas ficou com o título de vice-campeão diante do Brasiliense.

Vale lembrar que o Gato Preto está sem calendário desde a eliminação na Série D, quando sua última partida foi contra o Costa Rica – MS, em julho deste ano. Na ocasião, venceu a partida por 3×0, mas com a péssima campanha se despediu da competição e perdeu a chance de conquistar o acesso à Série C. Desde então, o time sofreu mais baixas no elenco profissional.

Essa seria a terceira participação do Ceilândia na Copa Verde, as duas outras foram em 2017, eliminado pelo Luverdense nas oitavas e 2018, eliminado na fase preliminar pelo Corumbaense.

Brasiliense estará na disputa

A Copa Verde 2022 terá início em 25 de outubro e a final será disputada em 15 de novembro, tendo apenas 25 dias de campeonato corrido. Assim como nas últimas temporadas, a competição será realizada com a presença de clubes participantes de 12 regiões do Brasil: Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Ao contrário do Ceilândia, o Brasiliense garantiu a participação desde os primeiros atos de confirmação da Copa Verde de 2022 por parte da CBF. Campeão da competição em 2020, o Jacaré acompanhou de perto as movimentações para a realização do torneio regional. Em nota, o time amarelo divulgou que a reapresentação do elenco será na próxima terça-feira (30/8), às 16h, no Centro de Treinamentos do clube.

Segundo levantamento feito pelo Última Divisão, outros 14 times confirmaram participação no torneio: Costa Rica-MS, Cuiabá (sub-23), Goiás (sub-20), Humaitá, Luverdense, Operário VG, Paysandu, Real Ariquemes, Real Noroeste, Rio Branco-AC, São Raimundo-AM, Tocantinópolis, Tuna Luso e Vila Nova (sub-20). Além do Ceilândia, Atlético-GO, Grêmio Anápolis, Manaus, Nova Venécia e Remo desistiram.

Calendário de jogos

Primeira fase: 25 de outubro
Oitavas de final: 29 de outubro
Quartas de final: 1º de novembro
Semifinal: 5 e 8 de novembro
Final: 12 e 15 de novembro

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P