20.5 C
Brasília
sábado, 23 de novembro de 2024

Brasileirão Feminino de volta! Relembre como estão os clubes do DF

Real Brasília e Cresspom se enfrentam nesta quarta-feira (3/8) na volta da Série A1 do Brasileirão Feminino. Equipes do Distrito Federal vivem situações distintas na competição

- Continua após a publicidade -

Após um hiato de pouco mais de um mês, a Série A1 do Brasileirão Feminino volta nesta quarta-feira (3/8). A competição, paralisada no final de junho devido à disputa da Copa América, terá duas rodadas para definir os classificados à fase mata-mata e também as quatro equipes rebaixadas para a Série A2. Com Real Brasília e Cresspom como representantes no campeonato – se enfrentam neste retorno -, o Distrito Federal pode ter uma equipe entre as oito melhores e a outra conta com seu destino definido, o descenso.

O Cresspom iniciou sua pausa primeiro. A equipe recebeu o Palmeiras-SP em 19 de junho às 11h e sofreu uma impiedosa goleada. O time alviverde aplicou 7 a 1 no estádio Maria Abadia, em Ceilândia. O único gol do clube candango foi de Keké, aos sete minutos da etapa inicial. Após o tento, porém, as paulistas dominaram o confronto. Quatro gols ainda no primeiro tempo e mais três no segundo deram o placar final e decretaram o rebaixamento do Cresspom.

No mesmo dia, porém às 15h, o Real Brasília recebeu o São José-SP em sua casa, o estádio Defelê, na Vila Planalto. Ocupando a nona posição antes da bola rolar, o Leão do Planalto deu um salto na tabela após vencer o time paulista por 1 a 0, gol de Gaby Soares. Com a vitória, o clube aurianil subiu para a sexta posição. A derrota do São José-SP deixou a equipe quatro pontos atrás do Cruzeiro-MG, primeira agremiação fora da zona de rebaixamento.

- Continua após a publicidade -
Foto: Jessika Lineker/Distrito do Esporte

Duas partidas antes das definições

A derrota do Cresspom para o Palmeiras decretou o rebaixamento da equipe à Série A2. Com apenas seis pontos conquistados e em 15.º lugar, oriundos da campanha de uma vitória, três empates e nove derrotas, o clube da Polícia Militar não consegue mais alcançar o Cruzeiro-MG, primeiro fora da zona de rebaixamento com 13 pontos, e assim, jogará as duas partidas restantes – contra Real Brasília nesta quarta-feira (3/8) e Ferroviária no domingo (7/8) – apenas para cumprir a tabela.

A situação do Real Brasília é totalmente inversa. O clube aurianil ocupa a sexta posição na tabela e soma 20 pontos. Para avançar a fase mata-mata, a equipe do Distrito Federal precisa se manter entre as oito primeiras e para isso, terá dois confrontos: Cresspom nesta quarta-feira (3/8) e Atlético-MG no próximo domingo (7/8). O primeiro jogo será em casa, o estádio Defelê, às 15h, e a partida decisiva, valendo vaga no mata-mata, será fora de casa, no SESC Alterosas, em Minas Gerais, às 11h.

Classificação? Rebaixamento? Veja o que briga cada clube

Quatro equipes já estão com suas classificações à próxima fase garantidas, são elas: o líder Palmeiras-SP (31 pontos), o vice Internacional-RS (30), São Paulo-SP (29) e Corinthians-SP (28). Flamengo-RJ (21), Real Brasília (20), Santos-SP (19), Atlético-MG (19), Ferroviária-SP (18), Avaí/Kindermann-SC (17) e Grêmio-RS (17) brigam pelas outras quatro vagas do mata-mata.

Na parte de baixo, a briga é menos acirrada. Três clubes lutam para não ocuparem as duas vagas restantes do rebaixamento. O Cruzeiro-MG tem a situação mais tranquila. A equipe mineira tem 13 pontos e é a primeira fora do Z4. Com quatro pontos a menos, o São José-SP na 13.ª posição. Em 14.º lugar está o Esmac-PA com 8 pontos conquistados. Cresspom (6 pontos) e Bragantino-SP (4) não tem mais chances de manutenção na elite do futebol feminino.

Jogos restantes

14.ª rodada – quarta-feira, 3 de agosto
São José-SP x Grêmio-RS – 15h
Real Brasília x Cresspom – 15h
Internacional-RS x Santos-SP – 15h
Flamengo-RJ x Bragantino-SP – 15h
Palmeiras-SP x Avaí/Kindermann-SC – 16h
Ferroviária-SP x Atlético-MG – 19h
Corinthians-SP x Esmac-PA – 20h
Cruzeiro-MG x São Paulo-SP – 21:30

15.ª rodada – domingo, 7 de agosto*
São Paulo-SP x São José-SP
Santos-SP x Flamengo-RJ
Bragantino-SP x Cruzeiro-MG
Avaí/Kindermann-SC x Internacional-RS
Grêmio-RS x Corinthians-SP
Esmac-PA x Palmeiras-SP
Cresspom x Ferroviária-SP
Atlético-MG x Real Brasília

*Na última rodada, todos os jogos iniciarão às 11h (horário de Brasília)

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P