Em 13 de agosto, no Estádio Nacional Mané Garrincha, a torcida do Cruzeiro em Brasília, enfim, poderá reencontrar o clube do coração. A partida contra a Chapecoense, válida pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, promete a presença de bom público. Pesquisas apontam a Raposa como o nono clube com maior adeptos na capital federal. Além das estatísticas, outros dados comprovam a força cruzeirense na capital.
Segundo o portal de transparências do programa Sócio5estrelas, a equipe mineira conta com aproximadamente 64 mil sócios. A torcida do Cruzeiro em Brasília aparece como a oitava maior em concentração (primeiro local fora da região de Minas Gerais) aderente ao programa de sócios e terceiro maior estado, atrás apenas da sede do clube e de São Paulo. Desde 2016, esses torcedores passaram a se reunir com maior frequência.
DFZeiros e Embaixada 5 Estrelas
Há seis anos, de maneira tímida e com uma proposta distinta das torcidas organizadas convencionais, apaixonados pelo clube azul de Belo Horizonte (principalmente oriundos de Minas Gerais), deram vida a Dfzeiros. Quem conta a história é Higino José Cardoso Filho, atual administrador e fundador do reduto cruzeirense na capital federal.
“A DFZeiros surgiu sem pretensões. Na verdade, criei um grupo, com mais dois amigos, chamado Cruzeirenses de Brasília, onde cada um foi adicionando os cruzeirenses que conhecia. Surgimos em 2016 e foi tomando proporções que não imaginava. Dentro disso, constatei a necessidade de fazer algo mais organizado, voltado 100% paro torcedor do Cruzeiro poder se reunir, confraternizar e sempre levar a imagem do clube e do nosso torcedor aqui na capital, pautado sempre pelo fundamentalismo cruzeirense”, afirmou o administrador.
Com o passar do tempo, cruzeirenses se reuniram em alguns pontos da capital. Em dias de clássicos e jogos importantes, comércios pré-estabelecidos da capital ganharam a alcunha de reduto. Atualmente, o ponto de encontro dos torcedores do time celeste é o Cartórios Bar, em Taguatinga Sul. Conforme os polos de concentração dos mineiros foi surgindo, mais uma organização foi criada: a Embaixada 5 Estrelas.
“Ela tem como o padrinho Dirceu Lopes (ídolo da Libertadores de 1976). Surgiu dentro de uma ideia de networking entre os líderes de vários Redutos, Embaixadas, torcidas e afins para trocarmos experiências, levantarmos como poderíamos ajudar cada embaixada que compõe o projeto, sem ser necessário pagar por isso, ou qualquer CNPJ, ou organograma. Algo 100% colaborativo e voluntário, sempre pensando em expandir a imagem do Cruzeiro e principalmente de seu torcedor espalhado pelo mundo inteiro”, explicou Higino.
— Fique por dentro
– Cruzeiro receberá a Chapecoense no Mané Garrincha, em Brasília, em agosto
– Acordo fechado: Endrick assina contrato profissional com Palmeiras
– Treinadores de Flamengo e Juventude falaram em coletiva
– Brasiliense se prepara para fase final da Série D 2022
Rua de Fogo
Com a confirmação do jogo contra a Chapecoense no Estádio Nacional Mané Garrincha, a DFZeiros decidiu mobilizar a torcida do Cruzeiro em Brasília em prol da aquisição de materiais para uma recepção calorosa, assim como é feito no Mineirão, em Belo Horizonte, em dias de jogos importantes. O confronto pela Série B do Campeonato Brasileiro marcará o reencontro dos brasilienses com a Raposa após seis anos.
“A gente sabia da necessidade em fazer algo com a vinda do Cruzeiro após tanto tempo. Daí, pensamos em algo que impactasse não somente os jogadores que serão recepcionados, mas também o torcedor, que vai ter a oportunidade de matar a saudade do cabuloso no DF com uma bela festa, assim como na tradicional rua de fogo do Mineirão. O planejamento está traçado. Teremos um esquenta a partir das 11h de sábado (13/8) na Torre de TV e, às 13h, iremos todos para a rua de fogo, ao lado do autódromo, na entrada do ônibus no Mané Garrincha”, detalhou o administrador da DFZeiros.
Além de toda a festa para receber o clube presidido por Ronaldo Fenômeno, a DFZeiros, em conjunto com o projeto Embaixadas 5 Estrelas, ajudou na locomoção do influencer Valdir “Virjão”, responsável pelo canal Cruzoeiro. As redes sociais do canal ultrapassam 900 mil seguidores e o intuito da vinda à Brasília é a gravação do vlog “um dia de Cruzeiro” ,mostrando a torcida azul estrelada na capital. Cruzeiro e Chapecoense se enfrentarão pela 24ª rodada da Série B, em 13 de agosto, às 16h30, no Mané Garrincha.
Essa foi a primeira reportagem do documentário textual “Torcidas no Quadradinho”, onde o Distrito do Esporte mostrará a concentração de torcidas de clubes do Brasil inteiro na capital federal