28.5 C
Brasília
quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Militares do DF se preparam para disputar o World Police and Fire Games

De sexta-feira (22/7) até 31 de julho, policiais e bombeiros irão representar Brasília no World Police and Fire Games, em Rotterdam

- Continua após a publicidade -

Eles são reconhecidos por garantirem a segurança da população, mas, nos próximos dias, irão trocar as fardas por uniformes esportivos para representarem a capital federal em um dos maiores eventos esportivos do mundo. De sexta-feira (22/7) até 31 de julho, policiais e bombeiros militares de Brasília estarão carregando a bandeira da cidade e competindo em diversas modalidades no World Police and Fire Games (WPFG), os Jogos Mundiais da categoria.

O evento, destinados aos integrantes das forças de segurança e combate ao fogo de vários países, reunirá diversos competidores na cidade portuária de Rotterdam, na Holanda. Ao todo, policiais e bombeiros de 70 países estão participando do WPFG. Eles irão disputar medalhas em 63 esportes, incluindo CrossFit, atletismo, pólo aquático, kitesurf. O Distrito Federal estará representando por 69 militares-atletas.

Um deles é o capitão Raphael Broocke. Membro da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), ele irá competir nas modalidades de judô e jiu-jitsu na categoria acima de 30 anos e abaixo de 100 kg. “As expectativas são as melhores. É importante ressaltar que a Europa é um continente onde o judô é amplamente praticado. Na Holanda, é muito forte e tradicional. Já tem um tempo que eu voltei a treinar, mas eu já pratico essas modalidades já há mais de vinte anos”, explica.

- Continua após a publicidade -

Essa não será a primeira experiência do capitão competindo. “Cheguei a participar em 2015 em Fairfax (cidade na Virgínia, nos Estados Unidos, que recebeu uma das edições do World Police and Fire Games). Outros campeonatos que eu competi pela Polícia Militar do Distrito Federal foram jogos acadêmicos das polícias e também os jogos ibero-americanos”, continua o profissional de segurança pública da capital federal.

World Police and Fire Games
Foto: Arquivo Pessoal

Outra esperança de medalhas do Distrito Federal em Rotterdam será o major Pereira Silva. Membro do 2º Batalhão de Aviação Operacional, ele pratica atletismo há cerca de 30 anos e enxerga o esporte como uma válvula de escape para a tão extenuante rotina da atividade policial. “Mesmo sendo um atleta amador, levo muito a sério ao treinamento. Entrando de serviço 7h, faço meu treino 5h, 5h30 para não interferir na minhas atividades como policial”, cita.

“A atividade física ela vem catalisar, somar, me deixar mais condicionado, mais apto para minha função”, garante. Pereira Silva diz que o desafio é se preparar bem, mesmo em meio às questões da rotina normal. Na Holanda, ele vai competir nas provas de 5km, 10km e 21km, mas tem metas que vão além de Rotterdam. “Meu projeto está focado em correr as seis maratonas do mundo. Falta apenas a de Londres”, explica.

Durante o World Police and Fire Games, os militares do DF terão de superar alguns desafios extras, como a onda de calor que atinge fortemente a Europa. “De acordo com minha preparação, considero as condições locais. Estou atento a isso e estará na estratégia de prova. Minha intenção é estar em uma condição boa”, diz o major, que estará pela primeira vez no Jogos Mundial de policiais e bombeiros. “Estou tendo a satisfação de ir e vou procurar fazer o melhor representando a PM e, sobretudo, meu país.”

O evento terá transmissão on-line a partir de sexta-feira (20/7). Para acompanhar os militares do Distrito Federal em ação, basta acompanhar os perfis no Instagram @atletaspmdf, destinado aos policiais brasilienses, e @WPFG22Rdam, endereço oficial do evento nas redes sociais. “Promete ser um grande espetáculo para participantes e espectadores no verão de 2022”, garante os organizadores da competição.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P