O Minas Brasília conquistou uma vitória de extrema importância fora de casa na Série A2 do Campeonato Brasileiro. Em tarde inspirada, a equipe brasiliense triunfou sobre o Athletico-PR, por 1 a 0, no CT do Caju, em Curitiba, e deu grande passou na direção da classificação na competição nacional. As quartas de finais, agora, é apenas questão de empate na última rodada, quando enfrentarão o lanterna do grupo A em casa.
O jogo não era dos mais fáceis. Líder da chave na Série A2 do Brasileirão, o Athletico-PR ainda não havia sido derrotado na competição. O único tropeço havia sido justamente um empate contra o Minas Brasília. A partida contou com extrema raça e foco das jogadoras desde o primeiro minuto. A determinação era vista em cada dividida e, obviamente, o resultado não poderia ser outro: vitória e classificação muito bem encaminhada.
Primeiro tempo sem gols
O início de jogo entre Minas Brasília e Athletico-PR foi extremamente interessante, principalmente para as garotas do Minas que não se intimidaram com Furacão, dono do melhor ataque do grupo A do Brasileirão Feminino A2. Nos primeiros 20 minutos, o conjunto ofensivo da equipe brasiliense não permitia que o time paranaense imprimisse o ritmo de jogo que foi proposto durante a competição. Com belíssimas intervenções na saída de bola, o Minas passou a dominar parte do jogo e, aos 11, o lance de maior polêmica aconteceu.
Em uma das pressões no campo ofensivo, Katyelle conseguiu efetuar o cruzamento, que visivelmente pegou em cheio no braço aberto da atleta do Athletico-PR, mas o juiz nada marcou. Logo em sequência, em mais uma marcação alta, a bola veio para a própria Katyelle, que pegou na veia e, por um pecado dos deuses do futebol, a finalização pegou na junção do travessão com a trave, impedindo que o Minas abrisse o placar com um golaço.
Com um jogo mais truncado e com chances de gol cada vez mais escassas, a equipe do Paraná passou a ter mais a posse de bola, um retrato de como seria a reta final do primeiro tempo. Com a partida mais travada, as faltas e reclamações tomaram conta da fase inicial. Após o apito final da primeira etapa, o preparador de goleiras do Minas e auxiliar técnico do Athletico-PR acabaram expulsos em um princípio de confusão já no túnel do vestiário: 0 x 0 e todo um segundo tempo pela frente.
Katyelle decide
O placar zerado da etapa inicial de Minas Brasília e Athletico-PR não era tão ruim para equipe da capital. Porém, as guerreiras de Brasília queriam mais e assim foi feito. Mantendo o ritmo do início, a pressão na saída de bola voltou a ser o ponto forte do Minas e, aos seus minutos, a atacante Pelé conseguiu se antecipar a marcação dando um toque por cima. A bola saiu tirando tinta do travessão. A pressão finalmente surtiu o efeito esperado. Em uma finalização digna de Marta, aos 12, o destaque do jogo Katyelle colocou a bola na gaveta, sem chances para a goleira da equipe da casa.
Após o gol do Minas Brasília, o Athletico-PR se lançou ao ataque. Com isso, passou a brilhar a estrela da goleira Karen e do conjunto da equipe do Minas, que vibrava como um gol em cada desarme, cada falta, definitivamente em cada lance. O momento de maior tensão para a equipe brasiliense ocorreu aos 25 minutos, quando Karen faz dois milagres. No primeiro, defendeu cara a cara com a atacante paranaense. No rebote, ainda caída, defendeu milagrosamente jogando a bola para escanteio.
Polêmicas continuaram a rolar durante o jogo e, mais uma vez, reclamações de pênaltis foram o foco principal da partida. Desta vez, para o lado do time da casa. Nos minutos finais, pressão total da equipe mandante. Contudo, as jogadoras do Minas estavam com o foco e raça em dia e conseguiram segurar o importante e crucial placar magro de 1 x 0, resultado extremamente importante para a situação da equipe na última rodada da fase grupos.
O que vem por aí?
Na última rodada, Minas Brasília e Athletico-PR lutam pela classificação. O time candango irá receber o Aliança Nacional-GO, que possui zero pontos ganhos e 16 gols sofridos. O jogo acontecerá no próximo sábado (23/7), às 15h, no estádio Defelê. Para concretizar sua classificação para a próxima fase, a equipe candanga precisa de apenas um empate. Por outro lado, o Furacão irá até Minas Gerais enfrentar o terceira colocado do grupo, o América-MG. Duelo que indicará os times classificados e, consequentemente, o primeiro e segundo colocados do grupo. O jogo também ocorrerá no mesmo dia e horário.
Athletico Paranaense 0
Renata; Tainá (Larissa), Nayara, Bia e Thais Prado 🟨; Paloma, Letícia e Monique; Lilian (Eddie 🟨), Giovanna (Sol) e Milena Monteiro. Técnico: Brenno Basso
Minas Brasília 1
Karen; Renata 🟨, Pelé, Tati e Milena 🟨 (Laura); Jé (Magna), Elisa, Thefinha 🟨 (Milena Rosário) e Manu; Katyelle Costa ⚽ e Lia. Técnico: Pablo Riza