Na manhã de quarta-feira (13/07) o Tribunal de Justiça Desportivo do DF realizou a eleição do novo comando da instituição para o biênio final de mandato. Os atuais presidente e vice-presidente foram aclamados para nova gestão à frente da entidade. Já a Procuradoria-Geral terá condução diferente.
Vinicius Henrique e Rodrigo Xavier foram os únicos a tentar a presidência e vice-presidência, sendo eleitos à unanimidade. Vinícius agradeceu a confiança dos seus pares e saudou a presença do presidente da FFDF, Daniel Vasconcelos, e do diretor de competições, Márcio Coutinho.
Na Procuradoria-Geral o então comandante Felipe Lacerda Soares nem sequer foi indicado pela FFDF a um novo mandato. Figuraram na lista tríplice da entidade Jhemerson Tiago Lima Andrade, Lilian Livia de Souza Alves e Carlos Alberto Farias Costa. O primeiro era o único da composição anterior e foi escolhido por aclamação para assumir a incumbência.
Entenda como funciona a eleição interna do TJD-DF
Segundo as regras do TJD-DF, os membros do tribunal são eleitos para mandatos de quatro anos. A atual composição foi indicada por clubes, árbitros, FFDF e atletas em 2020 e vai até 2024, coincidindo com a gestão da Federação de Futebol do Distrito Federal, a quem o TJD-DF é vinculado.
Dentro da composição há dois biênios com presidências que podem ou não serem distintas. A cada dois anos há eleição interna dentro do tribunal para escolha, entre os pares, do comando para o biênio. Já o Procurador-Geral é eleito pelo TJD-DF a partir de lista tríplice enviada pela presidência da FFDF e cabe-lhe escolher os demais Procuradores da entidade.