22.5 C
Brasília
sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Retrospecto positivo: Flamengo tem bons números no Mané Garrincha

O Flamengo já visitou a capital federal 67 vezes e venceu mais da metade dos jogos que disputou no Mané Garrincha

- Continua após a publicidade -

Por João Marcelo Pepi e Rayssa Loreen
O Flamengo tem jornada dupla na capital federal neste mês de julho. O time carioca entra em campo contra o Coritiba neste sábado (16/7), e enfrenta o Juventude, na quarta (20/7), em partidas da Série A do Brasileirão. Porém, o clube rubro-negro já fez do Mané Garrincha a sua segunda  casa e marcou presença aqui em outras 67 oportunidades. Destes confrontos, mais da metade foram vencidos e em apenas sete saiu derrotado.

A primeira visita a Brasília foi em 1976, pelo torneio amistoso Governador Elmo Serejo. A equipe voltou para a casa com a vitória por 2 a 1 em cima do Brasília, com gols de Zico e Geraldo. Desde então, o clube carioca jogou mais 66 vezes no estádio nacional. No cenário geral, os resultados são favoráveis ao time rubro-negro: 36 vitórias, 24 empates e sete derrotas. Com esses números, o Flamengo tem 65,7% de aproveitamento jogando nos gramados do Mané Garrincha – 59,6% depois da reconstrução do estádio, em 2013.

Antes da reconstrução

Para receber as partidas da Copa do Mundo de 2014, o Estádio Nacional Mané Garrincha ficou em obras entre 2010 e 2013. Antes disso, o Flamengo disputou 34 jogos na arena, garantiu a vitória 21 vezes e empatou dez. O clube rubro-negro perdeu apenas três jogos neste período, ou seja, 10,4% dos seus confrontos em solo brasiliense.

- Continua após a publicidade -
Foto: Jonas Pereira/Distrito do Esporte

Nessa época, o time já mexia com a paixão dos torcedores. Em 1984, a equipe rubro-negra entrou em campo contra o Brasília pela Série A do Campeonato Brasileiro. A vitória por 2 a 0 foi diante do público de 47.531 pessoas. Em 2000, o Flamengo enfrentou o Gama e também contou com a casa cheia, 43.287 torcedores marcaram presença na partida que terminou em 4 a 2 para o time visitante.

Depois da reconstrução

Depois de um tempo sem jogar na capital federal, o Flamengo retornou com resultados positivos. O primeiro jogo depois das obras no Mané Garrincha foi contra o Santos, em um empate sem gols. A partida levou 63.501 torcedores ao estádio, além de marcar a despedida do Neymar. Depois deste jogo, os números do rubro-negro evoluíram. De 2013 até maio de 2022, foram 33 jogos: 15 vitórias, 14 empates e quatro derrotas. Assim, o Flamengo venceu 45,4% dos jogos que disputou nesse período e perdeu apenas 12,1% das partidas.

Adversário do jogo de sábado (16/7), o Coritiba é um oponente conhecido do Flamengo no Mané Garrincha após a reconstrução. O confronto entre as equipes rendeu um dos maiores públicos do estádio, quando mais de 67 mil torcedores foram ao Mané Garrincha em 17 de setembro de 2015. Porém, o retrospecto contra os paranaenses não é positivo. O Flamengo ainda não conseguiu vencer do Coxa em Brasília: no histórico, uma derrota por 2 a 0 e um empate em 2 a 2.

Veja os pontos de vendas de ingressos para a partida

Jogos importantes

Além das disputas do Brasileirão, o Flamengo também decidiu duas Supercopas em Brasília. Em 2020, o time enfrentou o Athletico Paranaense na competição e venceu por 3 a 0 com gols de Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta. Em 2021, o time carioca levantou a taça de campeão de novo, dessa vez em cima do Palmeiras após emocionante disputa de pênaltis.

Foi também no Mané Garrincha que o Flamengo conseguiu se classificar para as semifinais da Libertadores 2021. Nas quartas de final da Copa, o time enfrentou o Olimpia-PAR e venceu por 5 a 1. O jogo aconteceu durante a pandemia e o público foi de apenas 11.211 pessoas. Antes disso, nas oitavas, os rubro-negros viram o confronto contra o Defensa y Justicia-ARG quando o Flamengo venceu por 4 a 1.

Flamengo no Mané Garrincha: Gol de Bruno Henrique contra o Olimpia
Foto: Luã Tomasson/Distrito do Esporte

Último jogo no Distrito Federal

A última vez que o Flamengo jogou em Brasília foi em maio deste ano, no dia das mães. A partida foi contra o Botafogo e contou com a presença de mais de 50 mil torcedores. Dessa vez, o alvinegro carioca levou a melhor e conseguiu vencer por 1 a 0. Com a derrota, o Flamengo perdeu a invencibilidade que já durava seis anos na capital federal.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P