Após dois meses, o Flamengo está de volta ao Distrito Federal. Sem o Maracanã disponível, o time vai disputar dois jogos da Série A do Campeonato Brasileiro no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Na noite desta sexta-feira (8/7), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a informação que o rubro-negro jogará na capital federal contra Coritiba e Juventude. O interesse carioca de vir para solo candango havia sido antecipada no início da semana pelos jornalistas Cahê Mota e Eric Faria.
Leia mais sobre a mudança dos jogos para Brasília
A jornada dupla do Flamengo em Brasília começa em 16 de julho, um sábado, quando o time carioca entra em campo contra o Coritiba, às 19h. Quatro dias depois, em um quarta-feira, o rubro-negro enfrenta o Juventude, às 20h30. As partidas valem pelas rodadas 17 e 18, respectivamente, do Brasileirão. A oficialização da mudança foi feita pela Diretoria de Competições (DCO) da CBF. As informações sobre a venda de ingressos ainda não foram divulgadas.
Os jogos foram transferidos pois o Maracanã ficará fechado por 20 dias. Devido ao excesso de jogos, o gramado híbrido instalado no início da temporada vai passar por mais uma restauração. A meta é deixar o piso em condições de receber bem a reta final da temporada. O Fluminense também precisou encontrar um novo espaço para a partida contra o Red Bull Bragantino, válida pela 19º rodada do campeonato. O compromisso foi transferido para o Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
Através das redes sociais, o perfil oficial do Maracanã chegou a publicar uma nota justificando o fechamento do estádio: “O excessivo número de jogos no Maracanã em um curto espaço de tempo – até o próximo dia 13/07 serão cinco partidas em 11 dias (dia sim, dia não) – e também as orientações e laudos técnicos dos responsáveis pelo gramado obrigaram Flamengo e Fluminense, gestores do Maracanã, a retirar três partidas do estádio. O objetivo é manter a excelência do campo para a fase decisiva da temporada. (…)”
Flamengo em Brasília
O Flamengo visitou Brasília em 2022. Em maio, no feriado de Dia das Mães, o Estádio Nacional Mané Garrincha foi palco do clássico contra o Botafogo, quando o rubro-negro saiu derrotado por 1 a 0. Na ocasião, mais de 50 mil torcedores estiveram nas arquibancadas do estádio. Além disso, em 2021, o time carioca também mandou diversos jogos na capital, inclusive da Copa Libertadores.