Durante a Reunião do Conselho Arbitral da Segunda Divisão do Campeonato Candango, realizado no restaurante Fausto & Manoel na última quarta-feira (8/6), a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) e os 14 clubes participantes da temporada 2022 do torneio de acesso demonstraram uma nítida preocupação com a escassez de estádios disponíveis para uso na capital. Tentando minimizar a situação, a entidade colocou no regulamento da competição uma brecha para flexibilizar a indicação dos mandos de campo.
Tradicionalmente de 10 dias, o prazo foi reduzido pela metade: cinco dias antes de cada jogo da competição local. “As datas, horários e locais das partidas constantes da tabela só poderão sofrer alteração por determinação da FFDF ou solicitação do mandante, respeitando o limite de 120 horas antes da realização da partida, devendo seguir rigorosamente a legislação em vigor”, diz o inciso três do artigo 26 do regulamento.
Na tabela básica da Segundinha 2022, divulgada pela FFDF na manhã desta sexta-feira (10/6), apenas dois dos 14 times participantes da divisão de acesso indicaram locais para exercerem mando de campo na competição local. Seguindo a tendência, o Real Brasília utilizará o Defelê, na Vila Planalto. O Botafogo-DF colocou suas partidas em casa no Estádio Salvador Amado, em Cristalina (GO).
Leia mais sobre a Segundinha
– Segundinha começa 30 de julho com duas chaves de 7 clubes e semifinais
– Segunda Divisão do Candangão: veja a tabela de jogos da primeira fase
Na reunião do Conselho Arbitral, o presidente da FFDF, Daniel Vasconcelos, alertou sobre a questão. “Todos estão cientes das dificuldades que vamos ter com estádio. Então, é um alerta. Temos dois meses para a data de início da competição. Começar a correr atrás. Os laudos, todos sabem que é uma dificuldade muito grande. Acredito que só o Defelê e o Abadião tem. O Serejão ainda não conseguiu”, ressaltou.
Segundinha 2022
A corrida pelas duas vagas na elite do futebol do Distrito Federal em 2023 começará em 30 de julho. Nesta temporada, a Segunda Divisão do Campeonato Candango será disputada no formato de chaves: serão duas com sete clubes cada. Os dois melhores avançam para as semifinais em ida e volta. Os classificados sobem para a primeira divisão local e disputam a taça em 17 de setembro.
O grupo A da Segundinha de 2022 ficou dividido com os seguintes clubes: Ceilandense, SESP/Samambaense, Grêmio Valparaíso, Bolamense, Cruzeiro-DF, Aruc e Planaltina-DF. Já a chave B da competição local terá a participação de Grêmio Brazlândia, Legião, Sobradinho, Botafogo-DF, Real Brasília, Samambaia e CFZ. Os times promovidos serão conhecidos em 10 de setembro.