O Distrito Federal vai manter a tradição de ter representantes na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Na última terça-feira (7/6), o Departamento Técnico-Operacional da Liga Nacional de Basquete (LNB) definiu os 23 competidores da temporada 2022 do campeonato sub-22 do calendário nacional. Neste ano, a capital terá Brasília e Cerrado em quadra na disputa.
Além dos times candangos, a LDB 2022 contará com Campo Mourão, Unifacisa, Bauru, Basquete Cearense, Caxias, Paulistano, Vasco da Gama, Flamengo, Coritiba, Pinheiros, Corinthians, Minas Tênis, Mogi das Cruzes, Pato Basquete, Praia Clube, Rio Claro, São José, São Paulo, Franca e Corinthians/RS. Em 2021, o Pinheiros conquistou o tricampeonato da competição de base.
Na última edição, o Cerrado Basquete teve um bom desempenho em quadra. Na ocasião, o time candango fez boas apresentações e chegou na fase final da LDB logo na temporada de estreia na competição de base. Na campanha inicial, o time verde ficou na vice-liderança de sua chave e venceu times como Rio Claro e Minas, que chegaram na etapa mais aguda do torneio.
De acordo com a LNB, os detalhes da disputa da LDB 2022, como os locais das partidas e a data do campeonato sub-22, serão divulgados nas próximas semanas. No calendário oficial da entidade para a temporada 2022/2023, relevado na última quinta-feira (2/6) o início do torneio está previsto para 18 de julho. No mesmo documento, consta que o Novo Basquete Brasil (NBB) terá bola no alto a partir de 15 de outubro.