Ocorreu na manhã desta quarta-feira (08/06) no restaurante Fausto & Manoel do Pontão do Lago do Sul, o arbitral dos clubes participantes da Segunda Divisão do Campeonato Candango de 2022. Os times envolvidos na disputa da divisão de acesso do futebol do Distrito Federal decidiram o formato, as datas e as regras da competição em conjunto.
“Queremos parabenizar todas as equipes. Nunca tivemos 14 equipes disputando a segunda divisão. Isso é importante para o futebol de Brasília. Que seja uma competição bem organizada e disputada dentro de campo”, disse Vasconcelos.
Pelo sorteio, Sobradinho, Samambaia e Real Brasília, times rebaixados no Candangão passado, ficarão na mesma chave B. Já o grupo A terá Ceilandense, Cruzeiro e Planaltina. Os 2 melhores de cada grupo vão às semifinais e a final será em jogo único.
1ª rodada
Grupo A
Sesp/Samambaense x Cruzeiro-DF
Grêmio Valparaíso x Ceilandense
Aruc x Bolamense
Grupo B
CFZ x Sobradinho
Botafogo-DF x Legião
Grêmio Brazlândia x Samambaia
Folgam: Real Brasília e Planaltina-DF
Formato da competição terá 10 datas
A sugestão da FFDF foi de início ou no dia 27, ou no dia 30 de julho. Por unanimidade, dia 30 começará a competição. A entidade propôs duas chaves de 7, com disputas na chave de todos contra todos.
Dois de cada chave se classificariam para as semifinais, 1º do A contra 2º do B e 2º do A diante do 1º do B. Já o Legião sugeriu que ao invés de 2 de cada grupo, classificassem 4 de cada chave. Por 6 votos a 5, com a miverna do Planaltina, decidiu-se por 2 classificados em cada chave com semifinais na sequência, proposta da FFDF.
A entidade adicionou duas rodadas no meio de semana – 3 e 5º -, as demais aos sábados e domingos. A última rodada da primeira fase ficou para 28 de agosto e a grande final para 17 de setembro. Os clubes aprovaram. O torneio terá 10 datas e os finalistas estarão garantidos no Candangão 2023.
Chaves da Segundinha do Candangão
No sorteio, os três times que foram rebaixados e disputam a competição ficaram no grupo B. Desses, apenas dois terão chance de retornar à elite. Sorte para Ceilandense e demais times do Grupo A, azar para Brazlândia, Legião, Botafogo-DF e CFZ.
Grupo A: Ceilandense; SESP Samambaense; Grêmio Valparaíso; Bolamense; Cruzeiro-DF; Aruc; Planaltina-DF.
Grupo B: Brazlândia; Legião; Sobradinho; Botafogo-DF; Real Brasília; Samambaia; CFZ.
Leia mais sobre a Segundinha
– Segunda Divisão do Candangão: veja a tabela de jogos da primeira fase
– Segundinha 2022: 14 times disputarão o acesso; Saiba quais são as equipes
FFDF alerta para questão dos estádios e segurança
O presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal Daniel Vasconcelos salientou a necessidade dos clubes, 14 ao todo, organizarem em relação aos estádios que sediarão as partidas da competição. Daniel disse que a necessidade de laudos será pujante. Apenas o Defelê e o Abadião possuem permissões atualizadas.
“Todos estão cientes das dificuldades que vamos ter com estádio. Então, é um alerta. Temos dois meses para a data de início da competição. Começar a correr atrás. Os laudos, todos sabem que é uma dificuldade muito grande. Acredito que só o Defelê e o Abadião tem. O Serejão ainda não conseguiu”, ressaltou.
A entidade ficará responsável por solicitar policiamento para as partidas. Segurança privada será de obrigatoriedade dos clubes mandantes, que ficam responsáveis por quaisquer incidentes.
Taxas de arbitragem e ambulância garantidas. Transmissão em discussão
Taxas de arbitragem e ambulância da Segundinha serão custeados pela própria FFDF. As transferências de jogadores vem trazendo dificuldades, segundo Daniel Vasconcelos. Em suas palavras, a entidade não está mais conseguindo que as transferências sejam gratuitas e, especialmente do Rio de Janeiro, está havendo dificuldades: “não consegue essas transferências. Já é um custo de transferência que cada um vai ter, então já coloque no seu planejamento”, ponderou.
Acerca das transmissões, a Eleven Sports fará todos os jogos e ainda existem negociações acerca da Câmara Distrital: “Vamos ver se conseguimos recursos para custear a TV aberta. Se conseguirmos, vamos custear na TV Distrital. A Eleven já é certeza que conseguiremos”. A reunião dos clubes decidiu que a bola do campeonato será a Topper, mesma usada na primeira divisão.