Principal competição do calendário masculino do futebol local no segundo semestre de 2022, a Segunda Divisão do Campeonato Candango está dando passos no planejamento de disputa. Em e-mail enviado aos clubes aptos a jogar por duas vagas na elite local, a diretoria de competições da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) detalhou os trâmites para ingresso no torneio e estabeleceu 6 de junho como prazo.
Até às 18h desse dia, uma segunda-feira, as agremiações deverão preencher o Termo de Compromisso de Participação para indicar o interesse de participar da Segundinha de 2022. Além da ficha, os clubes interessados também devem apresentar outros documentos: nada consta da Tesouraria da FFDF; nada consta do TJD/DF; ata da diretoria atualizada; e procuração do representante legal.
Ao preencherem o Termo de Compromisso, os clubes “se comprometem a disputar a 26ª edição da Segunda Divisão do Candangão”, além de cumprir o regulamento da competição e outras normas estabelecidas para o certame. A entidade alerta, ainda, que o “não cumprimento do termo implicará no desligamento da associação na referida competição e, ainda, expediente administrativo que será encaminhado ao TJD/DF.”
O portfólio será analisado pela DCO da FFDF. Se tudo estiver em conformidade com as exigências, a entidade organizadora do futebol local confirmará a participação do clube interessado. Segundo o comunicado enviado às equipes, e obtido pelo Distrito do Esporte, a ideia é realizar a reunião do Conselho Arbitral da Segundinha em 8 de junho. Nela, serão definidos detalhes de regulamento e tabela de jogos.
Samambaia, Aruc, Cruzeiro, Ceilandense, Sobradinho, Real Brasília, SESP/Samambaense, Grêmio Brazlândia, Planaltina, Legião e Bolamense são alguns times que devem jogar a competição na temporada 2022. Rebaixado no Candangão em 2021, o Formosa, após a renúncia de toda a sua diretoria na última semana, ainda não definiu se disputará ou não o torneio desse ano.
No calendário oficial da FFDF, a Segunda Divisão do Campeonato Candango está agendada para ser disputada entre 23 de julho e 4 de setembro. Ao todo, estão reservadas 12 datas para os jogos da competição de acesso do futebol candango. A fórmula de disputa do torneio será definido mediante a confirmação de quantos clubes irão jogar o torneio em busca de duas vagas na elite local em 2023.