20.5 C
Brasília
sábado, 23 de novembro de 2024

Após cinco anos, campeonato de futebol da UnB volta neste sábado (14/05)

Modalidade voltará a ter um campeonato de futebol organizado oficialmente pela Universidade de Brasília (UnB), o que não ocorre desde 2017

- Continua após a publicidade -

Neste sábado (14), o futebol de campo estreia no FEAC 2022 (Festival de Esportes e Atividades Comunitárias da Universidade de Brasília). Recheado de expectativas, o campeonato de futebol da UnB desta edição contará com três grupos com quatro equipes em cada, em que oito equipes se classificam para a fase de mata-mata da competição.

A última participação da modalidade em jogos coletivos foi em 2017, e, de lá para cá, muita coisa mudou, seja de termos esportivos ou tecnológicos. Para o coordenador geral do FEAC, Cristiano Navarro “nesses cinco anos, mudaram muitas coisas: uma delas é a expansão das redes sociais, com lives e coberturas em tempo real, seja no Instagram do evento ou das equipes participantes.”

Naquela edição a Visionária de Ciências Contábeis encarou o time da Halterada de Educação Física, sendo melhor o resultado para o time de exatas no campeonato de futebol da UnB.

- Continua após a publicidade -

Além desse aparato tecnológico, se obteve mudanças no desenvolvimento da competição. “Na edição anterior, a competição foi realizada em mata-mata durante apenas uma semana, e dessa vez ela se estenderá por um mês e meio, com fase de grupos e uma partida por fim-de-semana.”, completou o coordenador.

Questionado acerca da dificuldade de montar um campeonato de futebol na UnB desse tamanho, Cristiano foi claro no maior empecilho enfrentado, a escala de arbitragem. “Felizmente, a universidade possui um convênio com a Escola de Formação de Árbitros e a Federação de Futebol do Distrito Federal, onde os estudantes em fase de conclusão do curso realizam de forma conceituada as arbitragens das partidas.”, concluiu.

As equipes participantes dessa edição são, Desportivo UnB; Coordenada (Faculdade de Geografia); Tijolada (Engenharia Civil); AAIUnB (Acadêmicos Indígenas da UnB); Hermética (Faculdade de Comunicação); CAENE/Polarizada (Engenharia Elétrica); Visionária (Ciência Contábeis); Tectônica (Geologia e Geofísica); Binária (Engenharia de Computação); Presidência (Faculdade de Administração) e CAEdf/Halterada (Educação Física).

Abaixo, confira os grupos e a tabela da primeira rodada da competição.

GRUPO A GRUPO B GRUPO C
Desportivo UnB Tectônica CAEdF/Halterada
Coordenada Visionária/CACIC Hermética
Frenética

(Desistente)

Binária Tijolada
CAENE/Polarizada Presidência AAIUnB

9h – GRUPO A – Desportivo UnB x Coordenada – Campo 2 do Centro Olímpico da UnB

10h30 – GRUPO C – Tijolada x AAIUnB – Campo 2 do Centro Olímpico da UnB

13h – GRUPO C – CAEdF/Halterada x Hermética 14h30 – Campo 2 do Centro Olímpico da UnB

GRUPO B – Binária x Presidência 16h – Campo 2 do Centro Olímpico da UnB

GRUPO B – Tectônica x Visionária/CACIC– Campo 2 do Centro Olímpico da UnB

 

Os jogos são abertos ao público e podem ser acompanhados pelas páginas das atléticas que disputam a modalidade, além do site oficial do Esporte na unb: http://www.esporte.unb.br/, além da cobertura pelo próprio Distrito do Esporte.

 

Bate bola com Cristiano Hoppe Navarro – técnico do DEAC/DAC/UnB e Coordenador Geral do FEAC 2022

Quais são as expectativas para a realização do futebol de campo nesse semestre?

Grandes jogos, integração entre os diferentes cursos, torcidas vibrantes, superação, criatividade, estratégia coletiva e momentos memoráveis para todos os participantes. Quem não sonhou em ser um jogador de futebol? Em ano de Copa do Mundo, que todos possam viver um pouco da emoção que é defender as suas cores (não do seu país, mas do seu curso) em uma competição futebolística. Esperamos ainda descobrir talentos que possam reforçar a equipe que representa a UnB nas competições universitárias nacionais.

Você acredita que nesse ano a competição estará mais competitiva do que nos anos anteriores?

É difícil dizer. A última competição de Futebol nas olimpíadas da UnB ocorreu em 2017. De lá pra cá os elencos já foram bastante renovados, tendo em vista a permanência média do estudante na universidade em cinco anos.

Mas os finalistas da última edição – Visionária/CACIC, de Ciências Contábeis, e CAEdF/Halterada, da Educação Física – devem vir fortes novamente, bem como a equipe do Clube Desportivo da UnB que também disputará a competição. A Associação dos Indígenas e a Presidência, de Administração, que chegaram às quartas da última vez, também estão de volta.

Outro meio de fazer conjecturas é tomando por base o Futsal, que para muitos é a equipe-base do Futebol. Inicialmente com 28 times, o torneio de Futsal já está nas quartas, e – por esse prisma – podemos destacar ainda a Tijolada e a Hermética, que seguem vivas na competição. Não há dúvidas, afinal, de que após dois anos sem competições, todos anseiam por essa ocasião e não faltará raça.

Qual a maior dificuldade de montar um campeonato atlético dessa magnitude?

Uma dificuldade são as escalas de arbitragem. Felizmente, a universidade possui um convênio com a Escola de Formação de Árbitros e a Federação de Futebol do Distrito Federal, na qual os estudantes em fase de conclusão do curso realizam de forma conceituada as arbitragens das partidas. O FEAC também não possui verba disponível e esperamos que com essa edição possa se mostrar a enorme demanda da comunidade, depois de um hiato pandêmico de dois anos, para qualificar com recursos as próximas edições.

O que mudou da última edição para essa?

Depende se, com “última edição”, se queira referir à última competição de Futebol nas olimpíadas da UnB ou ao último FEAC.

O último FEAC foi em 2021 mas, ainda com as limitações da pandemia, foi totalmente remoto, com modalidades artísticas e esportes eletrônicos – mas sem o cardápio de esportes presenciais, do qual faz parte o Futebol, a joia da coroa, o mais popular deles.

Já a última competição de Futebol da UnB foi em 2017. Nesses cinco anos, mudaram muitas coisas: uma delas é a expansão das redes sociais, com lives e coberturas em tempo real, seja no Instagram do evento ou das equipes participantes. Então, hoje há a possibilidade de torcedores acompanharem à distância as partidas das suas equipes. Outra diferença é que na edição anterior a competição foi realizada em mata-mata durante apenas uma semana, e dessa vez ela se estenderá por um mês e meio, com fase de grupos e uma partida por fim-de-semana.

O que não muda, tenho certeza, é a paixão pela UnB, pelo esporte e pelo Futebol!

Qual equipe junto com você montou mais um Feac?

Tenho a ajuda de uma valorosa equipe de doze bolsistas, além de colaboradores nas diversas modalidades, inclusive os árbitros do convênio. A maior força do FEAC são as pessoas.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P