O jogo entre Brasiliense e Atlético-MG, válido pela terceira fase da Copa do Brasil, está confirmado para o estádio Kleber Andrade, em Cariacica. Na noite desta quinta-feira (11/5), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou a transferência do Distrito Federal para o Espírito Santo por meio do documento oficial para esses casos. Logo em seguida, o Jacaré publicou uma nota oficial explicando a decisão para a torcida. O clube ressaltou a ausência de estádios na capital.
O regulamento da Copa do Brasil traz questões específicas para os palcos esportivos estarem aptos a receberem jogos da terceira fase da competição nacional. Os principais são capacidade mínima de 10 mil lugares e sistema de iluminação artificial para possibilitar jogos noturnos (caso do confronto entre o Jacaré e o Galo, marcada para às 19h de 22 de maio). No DF, apenas o Estádio Nacional Mané Garrincha e o Serejão possuem tais condições, mas os dois estão indisponíveis.
Conforme publicado pelo Distrito do Esporte, o Serejão enfrenta problemas relacionados aos laudos de segurança. O palco esportivo não tem autorização de nenhum órgão de segurança da capital federal. Em entrevista exclusiva ao DDE, o gerente do estádio, Daniel Leite, enumerou diversos outros problemas estruturais para impedir a realização da partida contra o Atlético-MG no local. Segundo ele, a arena não consegue receber públicos maiores do que mil pessoas.
Na nota, o clube amarelo disse que tentou resolver a questão, mas não teve sucesso. “A Boca do Jacaré seria a primeira opção para a partida, mas o estádio não possui os laudos para receber o mínimo de público exigido para a competição. O Brasiliense tentou inúmeras vezes a liberação dos laudos junto aos órgãos competentes, mas eles foram negados. O clube ressalta que continua trabalhando para conseguir a liberação ara que a torcida volte a torcer pela equipe em sua casa”, explicou.
No Mané Garrincha, a situação é motivada por um problema com a agenda de shows da arena. Um dia antes do jogo entre Brasiliense e Atlético-MG, o cantor Gusttavo Lima fará uma apresentação no local. A estrutura do evento será montada justamente no gramado do principal palco esportivo da capital federal. Com isso, não haveria tempo hábil para a desmontagem dos equipamentos. Ao DDE, a organização rechaçou qualquer possibilidade de ser transferida para outro espaço.
Segundo o Brasiliense, não houve aviso prévio da mudança de data do jogo por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “Já o Mané Garrincha, segunda opção para receber o jogo, com a mudança da data pela CBF sem avisar o clube, não será possível viabilizar a realização da partida no local, visto que no dia anterior o estádio receberá um show no gramado e a estrutura do evento não será desmontada em tempo hábil para o jogo”, prosseguiu a nota oficial do Jacaré.
Confirmado para o Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, a partida entre Brasiliense e Atlético-MG foi confirmada pela CBF para 22 de maio, às 19h. Longe dos seus torcedores e do Distrito Federal, o Jacaré terá uma missão bastante ingrata. Na ida, em Belo Horizonte, o clube amarelo foi derrotado pelos mineiros por 3 x 0. Se quiser manter vivo o sonho de classificação, a equipe do técnico Celso Teixeira teria que fazer uma remontada história e, no mínimo, devolver o resultado.