Na manhã de Dia das Mães, o clássico carioca tomou conta da capital federal. Com o jogo sendo realizado na Arena BRB Mané Garrincha, a torcida alvinegra saiu mais feliz e pôde comemorar a data especial tranquilamente. Com o placar em 1 a 0 e o gol marcado por Erison, o Botafogo somou mais três pontos na tabela, enquanto o Flamengo estaciona no Brasileirão e perde a chance de encostar nos líderes.
A primeira etapa foi marcada por boas chances, principalmente para o Flamengo, “os donos da casa”. A equipe rubro-negra tentou a todo custo abrir o placar nos 45 minutos iniciais. Gabigol até conseguiu balançar as redes, mas o tento foi anulado pelo VAR. No segundo tempo, o time alvinegro marcou rapidamente, com Erison. No restante do duelo, o Flamengo pressionou, mas não conseguiu chegar ao gol de empate.
Primeiro tempo movimentado no Mané Garrincha
O clássico carioca começou quente na Arena BRB Mané Garrincha. As duas equipes buscavam o ataque, porém, não conseguiam levar perigo ao adversário. Os 10 minutos iniciais foram marcados por diversas faltas, além de um cartão amarelo para Saravia, em entrada violenta em cima de Bruno Henrique. Aos 11′, ocorreu a primeira finalização na partida. Sauer cortou pela direita e bateu para o gol, mas a bola passou pelo lado esquerdo da meta de Hugo, sem assustar o arqueiro.
Aos 13′, quase o Flamengo abre o placar. Isla fez um belo lançamento na esquerda para Arrascaeta. O uruguaio carregou a pelota e cruzou para a área, Arão subiu mais que o marcador e cabeceou para o gol, obrigando Gatito a fazer a defesa. A bola ainda bateu na trave, antes do arqueiro alvinegro recuperar a redonda. Outra chance clara aconteceu somente aos 24 minutos. Ayrton Lucas fez ótimo passe para Gabigol, o atacante dominou e finalizou de dentro da área, mas a zaga do Botafogo conseguiu afastar.
No minuto seguinte, Gabigol anotou um gol para o Flamengo, mas após a checagem do VAR, o tento foi anulado. Aos 38′, o Botafogo chegou com perigo. Victor Sá fez boa jogada pela direita, invadiu a área e arrematou para o gol, Hugo fez a defesa. Dois minutos depois, foi a vez de Erison assustar o goleiro Hugo, que espalmou para linha de fundo. Aos 45′, Bruno Henrique recebeu na direita, cortou para o meio e finalizou para o gol, a bola saiu pelo lado esquerdo. Aos 49′, novamente ele, Bruno Henrique, arriscou pela direita, mas esbarrou na bela defesa de Gatito. Aos 50′, Anderson Daronco encerrou a primeira etapa.
Botafogo marca e garante a vitória no clássico
O segundo tempo começou com o Flamengo buscando o jogo. Aos quatro minutos, Arrascaeta cobrou falta e a bola passou por cima da meta de Gatito. No minuto seguinte, Erison abriu o placar para o Botafogo. Após a defesa do rubro-negro sair mal, Erison recuperou a bola e soltou um petardo, sem chances para Hugo, 1 a 0. Aos 12′, Arrascaeta arrematou de fora da área, a bola ganhou altura e saiu pela linha de fundo.
Aos 16′, após a bola ser alçada na área, Everton Ribeiro disputou no alto com o marcador, mas o zagueiro tirou para escanteio. Aos 23′, depois de escanteio cobrado pelo lado direito para o Flamengo, a pelota sobrou para Gabigol, que finalizou para o gol. A bola tirou tinta da trave antes de sair pela linha de fundo. A pressão rubro-negra continuou. Aos 26′, Rodinei fez boa jogada pelo lado do campo, invadiu a área e arrematou por cima de Gatito.
Aos 31′, a torcida do Flamengo entoou cantos a favor de Jorge Jesus. Aos 34′, Lázaro, que entrou no lugar de Andreas, deu suas boas-vindas à Gatito, que teve que espalmar para linha de fundo uma boa finalização do camisa 13. Aos 40′, quase o Botafogo ampliou, com Diego Gonçalves, porém, Hugo fez boa defesa, espalmando para fora. Dois minutos depois, Lázaro limpou a marcação e bateu de direita para o gol. Gatito fez boa defesa e evitou o empate.
Aos 50′, Gatito fez dois milagres seguidos. Primeiro salvou o chute de Arrascaeta. O uruguaio soltou um petardo de dentro de área. Na sequência, David Luiz cabeceou com classe, e o arqueiro botafoguense operou outra defesa importantíssima. Aos 53′, o árbitro Anderson Daronco encerrou a partida.
“Confusão” no fim da primeira etapa
Nos 15 minutos finais do primeiro tempo, a Polícia Militar remanejou uma parte da torcida do Flamengo para perto dos adeptos botafoguenses. A PM fez um cerco e colocou diversos flamenguistas no meio. O Distrito do Esporte entrou em contato com comandantes da polícia e, de forma extra oficial, confirmou que provavelmente foram vendidos mais ingressos do que deveria, assim, causando superlotação.
O que vem por aí
Nesta semana, ambos os times votam a campo pela Copa do Brasil. Na quarta-feira (11/05), o Flamengo recebe o Altos, do Piauí, no Estádio da Cidadania, em Volta Redonda. O confronto será às 19h30. No dia seguinte, o Botafogo também atua pela copa nacional. O time alvinegro enfrenta o Ceilândia, no Estádio Nilton Santos. O confronto acontece às 21h30.
Flamengo 0
Escalação: Hugo; Isla (Rodinei), Willian Arão, David Luís e Felipe Luís (Ayrton Lucas); Andreas (Lázaro), Thiago Maia (João Gomes), Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.
Técnico: Paulo Sousa
Botafogo 1
Escalação: Gatito; Saravia (Hugo), Kanu, Victor Cuesta e Tchê Tchê; Daniel Borges, Luís Oyama e Gustavo Sauer (Diego Gonçalves); Lucas Fernandes (Del Piage), Victor Sá e Erison “El Toro” ⚽ (Matheus Nascimento).
Técnico: Luís Castro
Cartão amarelo: Andreas (Flamengo); Luís Castro, Saravia, Luís Oyama, Daniel Borges (Botafogo)