Na última sexta-feira (29/4), a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou a lista de árbitros que irão atuar na quarta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Entre bolivianos, equatorianos, peruanos e profissionais de outras nacionalidades, aparece Sávio Sampaio, árbitro natural do Distrito Federal. Esta será a primeira vez que o juiz irá apitar uma partida internacional, um marco em sua carreira. Sávio entrou no quadro da Fifa no final de 2021.
Enquanto Raphael Claus e Anderson Daronco representam o Brasil na Copa Libertadores, Sávio Sampaio é o único árbitro principal brasileiro que irá apitar na quarta rodada da Copa Sul-Americana. Ao lado do brasiliense, estarão Bruno Boschilia, do Paraná, e a catarinense Neuza Back. Rodolpho Toski é o quarto árbitro. O confronto que Sávio comandará é o duelo entre Metropolitanos-VEN e Montevideo Wanderers-URU. A partida acontece na quarta-feira (4/5), às 19h15, horário de Brasília, e 18h15, na Venezuela.
◉ Fique por dentro
– Sávio Sampaio, do Distrito Federal, entra no quadro de árbitros da FIFA
– Federações de Goiás e Distrito Federal fazem intercâmbio entre árbitros
– Árbitros candangos endossam protesto contra violência em campo
Em dezembro de 2021, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os indicados para compor o quadro de árbitros da Fifa. Foi aí então que Sávio Pereira Sampaio, de 36 anos, deu um passe enorme em sua carreira como dono do apito. Ele assumiu a vaga de Rafael Traci, que ficou exclusivamente para arbitro de vídeo. Além da arbitragem, o juiz é empresário e morador do Guará. Além de Sávio, outra que ganhou mais espaço na entidade máxima do futebol foi a assistente Leila da Cruz.
No ano passado, Sávio Sampaio atuou em 34 partidas, sendo 19 na Série A do Campeonato Brasileiro. Na atual temporada, o árbitro já apitou quatro partidas a nível nacional. Pelo Brasileirão, o juiz esteve em Cuiabá 0x1 Fluminense, Atlético-MG 2×2 Coritiba e Corinthians 1×0 Fortaleza, este último sendo realizado ontem, domingo (1/5). Sávio ainda comandou o jogo entre Fortaleza 3×0 Vitória, pela Copa do Nordeste. Com a primeira oportunidade em competição internacional, devemos vê-lo mais vezes fora do país.