- O Distrito do Esporte, pelo quarto ano consecutivo, organizou a eleição da Seleção do Candangão. Como é praxe, colegas de diversos veículos e meios de comunicação foram convidados para votar naqueles que se destacaram, dentro e fora das quatro linhas, no principal torneio de futebol organizado pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF). A eleição foi organizada e conduzida pelo DDE em parceria com a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD). A votação foi finalizada à meia-noite de 3 de abril, antes da segunda final do Candangão BRB 2022.
- Nesta edição, houve um recorde de participação. Ao todo, 16 cronistas votaram. Distrito do Esporte, DF Sports +, Eleven Sports, TV Câmara Distrital, Rádio e TV Brasiliense, Correio Braziliense, Rádio Sara Brasil, Rádio Massa a Sua Voz, TV Cerrado, Rádio Mais Brasil News, Genius Sports e Esportes Brasília foram representados por profissionais que labutam, diaramente, com o futebol do DF.
- Diferentemente dos outros anos, nessa edição, além do tradicional time de 11 jogadores, do 12º jogador, da revelação do campeonato e do melhor treinador, a Seleção do Candangão, esse ano Candangão BRB 2022, também prestigia o melhor jogador da competição. Fora das quatro linhas, os 16 jornalistas escolheram os melhores presidente, diretor de futebol, equipe de preparo físico, preparador de goleiros e assessoria de imprensa (asssessor e fotógrafo) e a melhor equipe dentre os 10 times participantes.
- Além disso, o melhor árbitro, a dupla de assistentes ideal, o quarto árbitro que se destacou e o delegado mais eficientes também consta da Seleção de 2022. Por fim, o melhor estádio da competição foi selecionado pela imprensa candanga.
- Votaram nessa eleição, por ordem alfabética, Bruno Henrique de Moura, Distrito do Esporte e TV Câmara Distrital; Danilo Queiroz, Distrito do Esporte e Correio Braziliense; Expedito Moreira, TV Cerrado e Rádio Massa a Sua Voz; Gabriel Spies, Rádio Esportes Brasília e Rádio Mais Brasil News; Haland Guilarde, DF Sports + e FFDF; Jânio Gomes, TV Distrital e Rádio Sara Brasil; Jéssika Lineker, Distrito do Esporte; José Duílio, Rádio Sara Brasil; João Marcos Marra Mendonça, Genius Sports; João Marcelo Pepi, Distrito do Esporte; Lucas Bolzan, Distrito do Esporte; Lucas Espíndola, Distrito do Esporte; Maurício Carvalho, Distrito do Esporte; Ramon Villar, TV Câmara Distrital, Rádio e TV Brasiliense e Rádio Sara Brasil; Rener Lopes, TV Câmara Distrital, Esportes Brasília e Rádio Mais Brasil News; e Rômulo Maia, DF Sports + e Eleven Sports.
- Também foram convidados a opinar, mas não responderam no prazo estipulado, Camila Bairros, DF Sports + e Eleven Sports; Danny Pança, Os Donos da Bola e Rádio Atividade FM; Fábio Santos, Rádio DF10; e Raimundo Terra, Eleven Sports e Unaí.
- A seguir, você acompanha o resultado da Seleção do Candangão 2022 organizada pelo Distrito do Esporte em parceria com a ABCD.
- Continua após a publicidade -
O Time dos Sonhos - Seleção Candangão BRB 2022
- Ceilândia e Brasiliense empataram na quantidade de jogadores presentes dentre os 12 jogadores que compõem o elenco dos sonhos dos cronistas esportivos do Candangão BRB 2022. A Seleção do DDE tem 11 titulares e o 12º jogador ideal. Ao todo, cinco jogadores do Gato Preto e cinco do Jacaré estão na seleção que engloba primeira fase, segunda fase e finais. A votação se encerrou antes do segundo jogo da final. O Capital aparece com dois jogadores. Apenas os três times tiveram eleitos.
- Além disso, o Unaí foi lembrado com a revelação da competição: Matheus Falero está na seleção com cinco votos, apenas um à frente de Felipe Clemente, que foi lembrado dentre os 11 titulares.
- Matheus Kaiser do Ceilândia recebeu seis dos 16 votos e foi eleito o melhor goleiro. Colados, Edmar Sucuri do Brasiliense e Léo Rodrigues do Capital tiveram cinco votos cada. Nas laterais, Goduxo do Brasiliense e Gabriel do Capital foram os mais lembrados o primeiro com oito votos e o segundo com seis. Também foram bem votados Crystian e Andrezinho do Brasiliense. Até o Paranoá, com Vandinho, foi lembrado na votação.
- Na zaga, Badhuga do Jacaré e Vidal do Gato Preto seguram a defesa da Seleção do Candangão. Emerson do Capital e Gustavo Henrique do Brasiliense foram bem votados. Aldo do Brasiliense teve 11 votos de 16 e é o melhor volante do torneio.
- No meio de campo, os dois meias mais lembrados foram Cabralzinho com 15 votos e Tarta com oito votos, ambos do Ceilândia. Zotti, com seis votos, quase entrou na seleção. Charles do Gama e Clécio do Paranoá tiveram um voto cada. No ataque, nove jogadores foram citados. Mas os agraciados são Marcão, do Brasiliense, com 16 votos - quase unânime como centro-avante -, Romarinho, do Ceilândia, com 14 menções, e Felipe Clemente, do Capital, com oito.
- Milla, do Gama. teve quatro votos. Watthimem, do Santa Maria, Luquinhas e Daniel Alagoano, ambos do Brasiliense, Gabriel Pedra e Cabralzinho, os dois do Ceilândia, foram indicados.
- E o 12º jogador, aquele que completa de forma ideal o plantel, é Tobinha, do Brasiliense. Essa foi a categoria com mais menções. Andrezinho e Daniel Alagoano, do Brasiliense; Crystian, Vidal e Matheus Kayser, do Ceilândia; Felipe Clemente, do Capital; Milla, do Gama; Matheus Falero, do Unaí; Michel Platini, do Paranoá e Watthimem, do Santa Maria, foram citados.
- Segundo os 16 jornalistas, Adelson de Almeida do Ceilândia é o melhor treinador com 15 votos. Apenas um cronista escolheu Celso Teixera do Brasiliense.
- A revelação foi Matheus Falero do Unai. Matheus Kayser do Ceilândia, Leozynho e Felipe Clemente do Capital, Milla do Gama estão entre os relembrados. Houve uma abstenção nessa categoria.
- Já o grande jogador do Candangão BRB 2022 foi Cabralzinho, do Ceilândia, com oito votos. Marcão do Jacaré, com quatro menções, foi o segundo mais lembrado. Aldo e Zotti do Brasiliense, além de Tarta do Ceilândia e Felipe Clemente do Capital constam da lista de mencionados.
- Nas categorias zagueiro e meia, foram computadas todas as menções aos jogadores. Alguns foram lembrados como 1º zagueiro, outros como 2º zagueiro. Por equidade, a organização preferiu somar todos os votos e tabular os dois mais votados. Nessas duas categorias, 32 votos foram somados e nenhum jogador foi lembrado, duas vezes, pelo mesmo cronista.
- Na categoria de atacante, o sistema adotado foi o mesmo, mas ao invés de dois, foram três jogadores e 48 votos ao total. Como na anterior, nenhum dos atletas foi citado mais de uma vez pelo mesmo jornalista.
- Continua após a publicidade -
Cabralzinho - Craque do Candangão BRB 2022
Matheus Falero - Revelação do Candangão BRB 2022
Os donos do apito - Seleção Candangão BRB 2022
- Rodrigo Raposo foi o melhor árbitro do Candangão BRB 2022 para 10 dos 16 eleitores da Seleção do Candangão 2022. O DDE questionou seus votantes sobre arbitragem e melhor estádio. Raposo, que completou 100 jogos neste ano pelo torneio, esteve à frente de Rafael Diniz com quatro votos e Sávio Sampaio, com dois votos.
- Os dois assistentes mais votados - a organização somou os votos nos dois campos e os mais lembrados formam a dupla eleita - foram Lehi Sousa com seis menções e Lucas Modesto com cinco votos. José Reinaldo e Leila Cruz, quatro e três votos, respectivamente, vem na sequência.
- Na categoria melhor quarto árbitro, um empate triplo. Adriano Neri, Matheus Moraes e Gusthavo Souza tiveram três votos cada. O delegado mais admirado pela imprensa esportiva foi Geufran Almeida de Oliveira, que recebeu 11 votos.
- Já o estádio que mais agradou à imprensa de Brasília neste Candangão 2022 foi o Mané Garrincha. Ciro Machado com três votos, estádio JK com dois, e Abadião, com um constam da lista.
Rodrigo Raposo - Melhor árbitro Candangão BRB 2022
Lehi Sousa e Lucas Modesto - Melhores auxiliares Candangão BRB 2022
Melhores quarto árbitros Candangão BRB 2022
- Empate triplo entre Adriano Neri, Matheus Moraes e Gusthavo Souza - três votos cada
Geufran de Oliveira - Melhor delegado Candangão BRB 2022
Arena BRB Mané Garrincha - Melhor estádio Candangão BRB 2022
Os melhores membros de Staff - Seleção Candangão BRB 2022
- Pela primeira vez, a Seleção do Candangão organizada pelo Distrito do Esporte questionou aos cronistas esportivos quem se notabilizou na organização dos times da competição. A imprensa esportiva candanga elegeu os melhores presidente, diretor de futebol, preparador físico, preparador de goleiro, assessoria de imprensa e melhor time.
- Ari de Almeida e Godofredo Gonçalves empataram, cada qual com sete votos, na categoria presidência. Gato Preto e Coruja dividem a posição de melhor condução de clube da capital federal. O Brasiliense, dos Estevão, e o Santa Maria, de Erivaldo Alves, foram mencionados uma vez cada.
- Vilson de Sá levanta a placa de melhor diretor de futebol. O tradicional gestor teve sete votos, acima dos quatro de Roberto Patu, do Capital, e de Paulo Henrique do Brasiliense, com dois. O Paranoá, com Kleber Moraes, e o Brasília, com Marcelo Silveira, tiveram uma menção cada.
- Na categoria de preparador físico destaque positivo para Odair Pereira Mourato, do Brasiliense, e Rodrigo Ferreira Fernandes, do Ceilândia. Ambos acumularam seis votos. Essa categoria, engloba, também, as equipes médicas. Sendo assim, Horácio Jorge, do Gato Preto, e Darlan Malba, do Brasiliense, estão entre os eleitos. Capital e Paranoá também tiveram votos.
- O preparador/treinador de goleiros do torneio, na visão da crônica, foi Josuel da Cruz Filho, do Ceilândia, com oito votos. Na sequência, Adelton Gomes, o Guto, do Brasiliense recebeu seis menções. No Capital, Herculano Saraiva foi o cara para dois jornalistas.
- A Assessoria de Imprensa mais lembrada foi a do Brasiliense, conduzida por André Gomes, ao lado de Luã Tomasson e Rodrigo Suzano. O Jacaré superou o Ceilândia, de Alan Rones, por apenas um voto: 8 a 7. O Brasília, de Gabriel Aurélio, teve uma menção.
- Por fim, o melhor time, mais completo, dentro e fora de campo, é o Ceilândia Esporte Clube: 13 votos para o Gato Preto. O Brasiliense acumulou três menções.
Ari de Almeida e Godofredo Gonçalves - Melhores presidentes Candangão BRB 2022
Ceilândia - Melhor equipe Candangão BRB 2022
Demais categorias de staff - Candangão BRB 2022
- Diretor de futebol: Vilson de Sá (Ceilândia) - sete votos
- Preparador físico: Odair Pereira Mourato (Brasiliense) e Rodrigo Ferreira Fernandes (Ceilândia) - seis votos
- Preparador de goleiros: Josuel da Cruz Filho (Ceilândia) - oito votos
- Assessoria de imprensa: Brasiliense - oito votos
- Expediente
- Distrito do Esporte - Seleção do Campeonato Candango BRB 2022
- Textos: Bruno H. de Moura
- Fotos: Alan Rones, Bruno H. de Moura, Jéssika Lineker e Lucas Bolzan
- Edição e revisão: Danilo Queiroz
- Artes: Danilo Queiroz
- Projeto Visual: Danilo Queiroz