Passada a frustração de não conseguir uma vaga na final do Campeonato Candango, o Capital terminou a participação na temporada 2022 da competição local com mais uma vitória. Na tarde desta quarta-feira (30/3), a Coruja recebeu o Gama, no estádio JK, e derrotou o adversário alviverde por 3 a 1. Na tabela, o time azul ficou na terceira posição geral, enquanto o Periquito terminou em quarto.
Com isso, o Capital embolsou R$ 150 mil em premiação patrocinada pelo Banco de Brasília (BRB) e ficou na primeira posição de espera pela Série D do Campeonato Brasileiro. Se Ceilândia ou Brasiliense conseguirem o acesso, o time azul será o herdeiro do lugar reservado a um clube do Distrito Federal. Sem somar nenhum ponto na etapa decisiva, o Gama se despediu do torneio com R$ 100 mil no bolso.
Capital larga bem
Apenas cumprindo tabela na sexta rodada do quadrangular semifinal do Candangão BRB 2022, Capital e Gama entraram em campo com algumas modificações. Com o elenco mais inteiro, a Coruja logo impôs seu ritmo e abriu vantagem. Com três minutos no relógio, Wallace passou a bola para Leozynho cruzar na medida para Judson completar para as redes e tirar o zero do placar.
Aos nove, Wallacer cobrou escanteio na cabeça de Tavares. A bola carimbou a trave. No rebote, Grampola deu um voleio e aplicou a lei do ex com estilo. O Capital continuou em cima e quase ampliou, mas ninguém desviou o cruzamento de Leozynho. A partir dos 30, o Gama teve boas chances. Primeiro, Edilson tentou de longe, mas mandou para fora, sem muito perigo para o goleiro Marcelo.
O goleiro do Capital fez, ainda, boa defesa em tentativa de cavadinha. Aos 41, após cruzamento na área, Marcelo espalmou mal e a bola sobrou limpa para Batata. O atacante, porém, pegou mal nela e mandou por cima do gol. Nos minutos finais do primeiro tempo, o Gama tentou criar lances para tentar ir aos vestiários com uma desvantagem menor, mas não teve sucesso.
Gama reage, mas Coruja liquida
Os dois times voltaram ao segundo tempo modificados e o Capital quase ampliou em cruzamento rasteiro de Leozynho, mas sem complementação, aos três minutos. Nome mais perigo da Coruja, o camisa 11 passou por dois marcadores aos 14, mas chutou mascado e sem direção. Dois minutos depois, em jogada de velocidade, Palagi bateu roupa e Felipe Clemente ficou com o gol livre, mas não acertou o alvo.
Com 22, o Gama, enfim, foi fatal. Marcelo não encaixou cruzamento da esquerda e Iago, ligado, finalizou para o gol. Com 25, o Capital chegou outra vez. Roberto Pitio escorou cruzamento de Romarinho com inteligência para Clemente. Sem marcação, o camisa sete chutou firme para Palagi defender bem. Quatro minutos depois, a Coruja não desperdiçou e sacramentou a vitória.
Clemente roubou a bola e passou para Ricardo. O cruzamento veio rasteiro para Pitio dividir com a zaga gamense e marcar o terceiro do Capital no JK. Na reta final do jogo, o Gama teve uma boa chance perdida com um chute por cima do gol. Com 39, Iago foi expulso após receber o segundo cartão amarelo. Em jogada parecida com o terceiro gol, Clemente deu novo passe para Ricardo. Dessa vez, ele resolveu finalizar, mas parou em Palagi.
Capital 3
Marcelo; Felipe Tavares (Ricardo), Igor Candiota 🟨, Arthur 🟨 e Romarinho; Wallace, Geovane (Diogo Batista), Judson ⚽ (Roberto Pitio ⚽) e Wallacer (Pedrinho); Leozynho 🟨 e Rafael Grampola ⚽ (Felipe Clemente). Técnico: Edson Porto
Gama 1
Palagi; Tiaguinho, Caio, Léo Xavier (Welton) e Walmir; Zulu, Borges e Carlos Magno; Edilson (Iago ⚽), Batata (Espeto) e Milla (Mesquita). Técnico: Jonilson Veloso