Na última rodada do quadrangular semifinal do Campeonato Candango BRB 2022, Ceilândia e Brasiliense entraram em campo apenas para cumprir tabela. Já classificados para a decisão do torneio, ambos mandaram a campo times mistos. O Jacaré levou a melhor e venceu o Gato Preto por 1 a 0, com gol de Bruno Nunes, logo no início da partida. Agora, as atenções estarão voltadas para a disputa do título do Candangão, marcada para os próximos dois sábados (2 e 9/4).
Em um primeiro tempo sem cartões amarelos e poucas chances de gols, o Jacaré abriu o placar aos seis minutos. Com vários reservas em campo, as equipes sentiram dificuldade pela falta de entrosamento, mas fizeram um jogo bem disputado. Na etapa final o jogo foi mais pegado. Dando um indício do que podem ser os dois jogos da decisão, os dois times demonstraram bastante vontade, mas sem muita criação.
Primeira etapa
Nos primeiros minutos de jogo, o Brasiliense criou uma boa trama pelo lado esquerdo. No entanto, o árbitro Felipe Barbosa apontou impedimento de Bernardo. Um minuto depois, o Jacaré não perdoou. Daniel Alagoano fez boa jogada pela direita e cruzou na cabeça de Bruno Nunes. A bola bateu na trave e foi para o fundo das redes.
Aos 22, o Gato Preto criou sua primeira grande oportunidade. Crystian cruzou e Mirandinha concluiu com estilo, mas a bola passou por cima da trave. Aos 30, houve um choque e Octávio, meio-campista do Ceilândia, precisou ser atendido fora do gramado. A arbitragem aproveitou o momento para autorizar a hidratação dos jogadores. Na volta da pausa, Gleissinho quase marcou um gol olímpico no Abadião, mas a zaga do Jacaré cortou.
Aos 39, o Ense ameaçou na bola parada. Keynan cabeceou e o defensor dos mandantes bloqueou o arremate, evitando o segundo gol da partida. Dois minutos depois, o próprio Keynan errou um passe na intermediária, proporcionando o contragolpe para o Ceilândia. O alvinegro, por sua vez, não conseguiu tirar proveito do lance. Aos 44, a equipe amarela chegou novamente ao ataque. Bernardo recebeu na área, contudo, finalizou longe do gol. No último lance da primeira etapa, o Gato alçou a bola na área e Keynan fez mais um corte providencial.
Aperitivo da decisão
Logo no início do segundo tempo, o Ceilândia deu o seu cartão de visitas. Dogão (proveniente do banco de reservas), cruzou na área e Fernando Gomes cabeceou no travessão. Atrás do empate, os donos da casa voltaram melhores do intervalo, mas ainda pecando no último passe.
Aos 22, Keynan subiu no 2º andar e exigiu uma linda defesa de Léo Unamuzaga. No rebote, o defensor acabou isolando a bola. O Gato Preto respondeu de imediato. Fernandinho deixou o marcador no chão. Entretanto, finalizou fraco, facilitando a defesa de Artur. Após um bom período monótono, Hyuri abriu espaço e China chutou rasteiro, com perigo, assustando o goleiro do Brasiliense.
Aos 39, Hériclis cobrou falta venenosa, que passou com perigo à esquerda do gol. O Gato até ameaçou em mais alguns lances, porém, sem sucesso. O Jacaré, no que lhe concerne, desperdiçou alguns contra-ataques e manteve a vitória por um a zero.
Agora é decisão
Depois de 15 jogos disputados, Ceilândia e Brasiliense farão a grande decisão do Candangão. A partida de ida acontecerá em 2 de abril, no próximo sábado, no estádio Abadião. O último e decisivo confronto, está marcado para o outro sábado (9/4), também no Abadião.
Ceilândia 0
Léo Unamuzaga; Douglas Rato, João Afonso, Fernando Gomes e Gleissinho (China); Werick🟨, Giovani Junio (Hériclis), Octávio (Fernandinho), Crystian (Dogão🟨) e Mirandinha (Hyuri); Romário. Técnico: Adelson de Almeida
Brasiliense 1
Artur; Dudu🟨, Keynan, Preto Costa e Erick Daltro; Railon (João Torres), Ferrugem (Coquinho) e Bernardo; Daniel Alagoano, Aloísio (Peninha) e Bruno Nunes⚽ (Matheus Silva), (Samuel). Técnico: Celso Teixeira