Por Lucas Espíndola e Maurício Carvalho
Depois de uma bela campanha no Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 em 2021, o Cresspom está debutando no primeiro escalão do futebol da categoria no Brasil. Com um começo de competição turbulento, finalmente o maior campeão do Distrito Federal conseguiu a sua primeira vitória no torneio. Com o triunfo, as Tigresas do Cerrado saíram da zona de rebaixamento e colaram de vez no G-8 do Brasileirão Neoenergia.
O primeiro êxito na competição nacional foi fora de casa. Jogando no centro de treinamento CFA Jarinu, o Cresspom venceu o Red Bull Bragantino por 1 a 0, com gol de Keke. Apesar do resultado positivo, o time do DF sofreu um pouco durante os 90 minutos, com a equipe da casa pressionando e tentando o empate de todas as formas. Porém, o esquadrão candango segurou o ímpeto adversário e saiu com os três pontos.
Ligadas desde o início
O clube do Distrito Federal possui uma curiosidade nos jogos do Campeonato Brasileiro. Com exceção da primeira rodada, quando o Cresspom perdeu para o Internacional, as Tigresas do Cerrado sempre marcaram primeiro que o adversário e antes dos 20 minutos de jogo. Só que nos duelos contra o Flamengo e São José, o time amarelo e preto não conseguiu sair vitorioso, deixando as equipes adversárias se recuperarem durante o confronto.
Na segunda rodada, no seu primeiro jogo em casa, o Cresspom recebeu o Flamengo no Abadião. Com apenas quatro minutos, Thaynara marcou para as donas da casa. Porém, o rubro-negro cresceu na partida e virou para 3 a 1. No duelo seguinte, as Tigresas também saíram na frente, com gol novamente da meio-campista aos 13′. Keke balançou as redes no final da etapa inicial, porém, o São José conseguiu o empate nos acréscimos, deixando novamente o Cresspom a ver navios.
Diante do Bragantino, mais uma vez as Tigresas do Cerrado fizeram um gol cedo. Aos 18′, Keke recebeu em profundidade e bateu colocado no canto esquerdo de Karol Alves. Diferentemente dos confrontos anteriores, o clube do DF conseguiu segurar o time adversário, conquistando a primeira vitória no certame.
Paredão amarelo
Outro trunfo da equipe candanga, tem sido sua arqueira. Contratada junto ao Atlético Mineiro, Letícia Rodrigues foi fundamental na primeira vitória do Cresspom no Brasileirão, fechando o gol em Bragança Paulista. Com ao menos cinco defesas difíceis, Letícia foi o grande destaque do jogo. Além da atuação individual, a goleira das Tigresas destacou a evolução do time. “O foco sempre foi surpreender. Estamos ajustando nossa equipe a cada jogo, evoluindo e espero deixar o Cresspom na melhor posição possível”. Pontuou a arqueira.
Aos 25 anos e vivendo uma grande fase em sua carreira, a dona da meta do Cresspom, não esconde o desejo em vestir a amarelinha. ” Penso que toda atleta de futebol feminino, no fundo, sonha com convocações para a seleção. Creio que se acontecer será muito válido e mais uma realização profissional para mim! Já estive em convocações das seleções de base do Brasil, e acredito que isso seja a consequência de muito trabalho no dia a dia”, ressaltou Letícia.
O que vem por aí
Em busca do segundo triunfo no Brasileirão Neoenergia, o Cresspom volta a campo no próximo final de semana. Jogando em casa pela segunda vez no torneio, as Tigresas do Cerrado recebem o Esmac, que também conquistou a sua primeira vitória na quarta rodada. O jogo será no Estádio Maria de Lourdes Abadia, o Abadião, em Ceilândia, no domingo (3/4) às 15h.