Brasiliense e Capital entraram em campo no estádio Abadião na tarde deste domingo (27), em partida válida pela penúltima rodada do quadrangular semifinal. Já garantido na final do campeonato, o Jacaré escalou nomes diferentes para a partida. O Capital usou o mesmo time das outras rodadas. Com gol de Leozynho, a partida terminou 1 a 0 para o Coruja, que garantiu o terceiro lugar do quadrangular semifinal. O resultado não atrapalha o Jacaré, finalista do campeonato contra o Ceilândia.
O primeiro tempo foi movimentado, mas com apenas um gol. O Capital conseguiu pressionar o Brasiliense, mas não o suficiente para criar jogadas perigosas e assustar o adversário. Leozynho, do Capital, marcou aos 29 minutos o único gol da partida. A segunda etapa foi parada e nenhum dos times conseguiu criar jogadas arriscadas. Porém, foi um período cheio de faltas e, mesmo sem valer nada, os jogadores arranjaram confusão em campo algumas vezes ao longo do tempo.
Como foi o primeiro tempo
Mesmo não valendo nada, Capital e Brasiliense entraram em campo a todo vapor. Em menos de cinco minutos, o goleiro Sucuri foi exigido duas vezes para impedir que o Capital abrisse o placar no Abadião. Aos 8, Tobinha recebeu o cruzamento e, na velocidade, tentou o gol, mas Leo Rodrigues também foi rápido e conseguiu defender.
O time do Capital conseguiu pressionar o Jacaré, mas não arranjava espaço para jogadas perigosas. Com 14 minutos, Wallace arriscou de fora da área e a bola saiu isolada. Um minuto depois, Tobinha chegou na bola, ficou cara a cara com o goleiro, mas o juiz apitou impedimento. Aos 20, Gabriel cruzou para Grampola, que entregou para Leozynho. Na hora do arremate, o árbitro assinalou mais um impedimento. Dois minutos depois, o Capital arriscou mais uma vez, de fora da área, contudo, sem sucesso.
Aos 25, Leozynho perdeu mais uma chance de gol, mas quatro minutos depois ele conseguiu balançar as redes no Abadião. Aos 33, foi marcada uma falta a favor do Brasiliense e Bernardo foi para a cobrança. Apesar da boa cobrança, o goleiro Léo Rodrigues defendeu com tranquilidade. Quase no fim da primeira etapa, Romário recebeu de Sandy e chutou forte, mas Sucuri foi preciso e defendeu. O Jacaré respondeu. Bernardo bateu, mas a bola foi direto nas mãos do goleiro do Capital.
Com 41 minutos, Leozynho apareceu mais uma vez. Ele entregou para Grampola, em boas condições, exigir uma boa defesa de Sucuri, impedindo o segundo gol do Capital. Aos 43, Bruno Nunes tentou finalizar, mas foi pressionado pelos jogadores do Capital. Nos últimos instantes da partida, o Capital conseguiu um escanteio. Sandy recebeu e tentou de cabeça, entretanto, a bola saiu tirando tinta da trave.
Segundo tempo parado no Abadião
O segundo tempo começou mais tranquilo, talvez até demais, e, sem chances claras de gol para as equipes. Com 6 minutos, Bernardo encontrou espaço na grande área, arriscou, porém, foi surpreendido pela defesa adversária. Aos 14, a arbitragem marcou falta para o Jacaré e o camisa 10 foi para a cobrança, mas a defesa do Capital cortou. Aos 16, mais uma falta para o Brasiliense. De novo, Bernardo foi para a cobrança e Léo Rodrigues fez mais uma intervenção.
Aos 17, Sucuri fez ótima defesa em um chute do Leozynho, evitando o segundo gol da Coruja. Aos 28, o Capital chegou bem perto de marcar, mas a defesa do Brasiliense conseguiu afastar o perigo. Aos 29, Barboza teve a chance de fazer o gol, mas furou na grande área. Menos de um minuto depois, Clemente trabalhou a bola com Roberto Pitio, que chutou fraco, facilitando a vida do goleiro Sucuri.
Aos 33, mais uma falta perigosa para o Ense, porém, mais uma vez o gol não saiu. Nos minutos finais, Daniel Alagoano tentou empatar para o Jacaré, mas sem êxito. No contra-ataque, o Capital conseguiu o escanteio, mas não deu em nada. No último minuto, Sucuri fez uma defesa espetacular e impediu o segundo tento dos mandantes, em chute perigoso de Judson.
Para fechar a segunda fase
Os dois finalistas ainda se encontram antes da decisão. Pela última rodada do quadrangular semifinal, Ceilândia e Brasiliense jogam na próxima quarta-feira (30), às 15h30, no Abadião.
Já o Capital enfrenta o Gama, no mesmo dia e horário, no estádio JK.
Ficha técnica:
Brasiliense
Edmar Sucuri (🟨); Ferrugem (🟨), Keynan, Preto Costa, Erick Daltro 🟨 ; Lúcio 🟨 , Peu, Bernardo, Tobinha; Aluísio e Bruno Nunes.
Capital
Leonardo; Gabriel Arantes 🟨 , Juan Pablo 🟨 , Artur 🟨 e Romário; Geovane, Wallace, Julen, Wallacer; Leozynho(⚽) Rafael Grampola (Clemente 🟨) .