Na noite do último sábado (26/3), o Cerrado Basquete recebeu o Sesi Franca, líder do NBB, no ginásio da Asceb. Na Arena BRB Nilson Nelson, o lanterninha Brasília Basquete mediu forças contra o Rio Claro. Por ironia do destino, ambas equipes estiveram liderando o placar, mas deixaram a vitória escapar para as equipes paulistas. O Franca bateu o Verdão do Cerrado por 89 a 88, enquanto o Rio Claro, venceu o Brasília por 80 a 79.
Cerrado mais longe dos playoffs
A poderosa equipe paulista colecionava 25 vitórias em 27 jogos e liderou os dois primeiros quartos do jogo. Em contrapartida, o armador Kenny Dawkins, comandou a equipe do DF, com 37 pontos e cinco assistências. No dois primeiros quartos, Lucas Mariano e Georginho, destaques do Franca na partida, foram fundamentais, fazendo com que o líder do torneio fosse para o intervalo vencendo por 46 a 41.
Motivado por sua torcida, que compareceu em bom número na Asa Sul, o time cerradense reagiu e Dawkins fez nove pontos da linha de três, fazendo com que o Cerrado terminasse o terceiro quarto com um ponto de vantagem. Dawkins manteve-se “on fire”, somando mais 14 pontos para o time de Brasília, que tomou as régias do placar à 27 segundos do fim. O problema foi outro americano: David Jackson converteu uma cesta de dois pontos quando o cronômetro apontava oito segundos para o fim. Derrota por 89 a 88 e o sonho da classificação ficou mais distante.
Quarta derrota seguida
A sina do Brasília Basquete continuou. Nem mesmo os 23 pontos de Thomas (segundo maior pontuador do duelo) e o duplo-duplo de Gemerson (22 pontos e 10 rebotes), foram suficientes para evitar o revés diante do Rio Claro. No primeiro quarto, os dois alas-pivôs destaques do Brasília, marcaram 13 pontos e a equipe paulista foi derrotada por 19 a 16. No segundo quarto, o coletivo do Rio Claro prevaleceu e o time do interior paulista virou o jogo.
No segundo tempo, o armador norte-americano, Jamaal, fez 13 dos seus 27 tentos, e comandou a atuação do Rio Claro. Em um final eletrizante, Fischer, acertou um arremesso de dois pontos e no ataque subsequente, Gemerson, acertou uma bola da linha de três, colocando fogo no jogo, deixando a partida em aberto: 79 a 80. Os leões se seguraram na defesa, e mantiveram o placar.
Próximos desafios
O Franca segue na capital federal e será o próximo adversário do Brasília Basquete, nesta segunda-feira (28/3), às 20h. O Cerrado perdeu uma posição, caiu para o 14º lugar e está mais longe dos playoffs do NBB. o próximo compromisso, será em casa, diante do Paulistano, dia 2/4, às 18hrs.