Depois de uma semana livre para treinos, Capital e Brasiliense entraram em campo, no estádio JK, visando assumir a liderança do quadrangular semifinal do Campeonato Candango BRB 2022. Depois de um primeiro tempo morno, as duas equipes fizeram uma etapa final mais corrida e o Jacaré venceu a Coruja por 2 a 1. Essa foi a primeira derrota do time azul sob o comando de Edson Porto.
A primeira etapa foi faltosa e com poucas chances de gol. A melhor chance do jogo caiu na cabeça de Wallace, logo aos oito minutos de jogo, mas Sucuri fez boa defesa, evitando o gol do Capital. No mais, os dois times não conseguiram produzir muita coisa e foram para o intervalo com o zero a zero no placar.
O segundo tempo foi mais movimentado, principalmente depois do gol de Marcão aos 16 minutos, aproveitando rebote cedido pelo goleiro Léo Rodrigues. Atrás no placar, o Capital mexeu no time, porém, sem muito sucesso, até porque o Brasiliense passou a ter as melhores chances a partir do contra-ataque.
Sem gols e sem emoção
As duas equipes começaram querendo jogo, buscando trocar passes e abrir espaço pelas laterais do campo, mas sem se expor muito. Quem trabalhou primeiro foi Edmar Sucuri, fazendo uma defesa de puro reflexo, após cabeçada do ataque do Coruja. Depois disso, o jogo ficou um pouco feio, jogado na base do chutão.
Aos 23 minutos, o Jacaré ameaçou. Tobinha fez bela jogada pela esquerda, cruzando para Luquinhas, mas a cabeçada foi para fora. O time de Taguatinga chegou novamente com perigo, dessa vez na base da bola parada, mas a arbitragem paralisou a jogada.
Aos 29 minutos, o árbitro Jefferson Ferreira de Morais autorizou uma pausa para a hidratação dos atletas. Depois de pouca emoção e muitas faltas, o Jacaré quase chegou ao gol após bom cruzamento de Luquinhas.
Gols e expulsão
O segundo tempo começou com o Capital mais ofensivo. Entretanto, as defesas seguiam levando a melhor. E, na primeira jogada de perigo, saiu o primeiro gol da partida. Erick Daltro, que acabara de entrar, chutou forte. Léo Rodrigues deu rebote e Marcão aproveitou: 1 a 0 Jacaré. Sexto gol do atacante no Candangão, artilheiro do campeonato ao lado de Felipe Clemente.
O lance animou o jogo e por pouco o Brasiliense não ampliou aos 20 minutos. O Capital promoveu quatro substituições, mandando o time para o ataque. Mas quem quase chegou ao gol foi o Brasiliense. Em um contra-ataque fulminante, Marcão cruzou para Luquinhas e Léo Rodrigues fez uma grande defesa em dois tempos.
Aos 40 minutos, Daniel Alagoano cruzou rasteiro e a zaga do Capital quase jogou contra o próprio patrimônio: a bola bateu na trave. Posteriormente, o árbitro goiano expulsou o meio campista Sandy, do Capital, após confusão com Kesley.
O Brasiliense se aproveitou da vantagem numérica e da bobeada da defesa do Capital. Bernardo tomou a bola da zaga, driblou o goleiro e tocou para Daniel Alagoano apenas empurrar a bola para o gol. O placar só não virou goleada porque Aldo chutou a mão de Léo Rodrigues, no lance que seria o terceiro gol do Jacaré. Nos acréscimos, a Coruja diminuiu a vantagem. Depois da cobrança do escanteio, Emerson mandou de cabeça para o fundo das redes. Após o gol, o árbitro apitou o fim da partida.
O que vem por aí
O Jacaré jogará a segunda fase da Copa do Brasil na próxima quarta-feira (16/3). Em jogo único, o Brasiliense enfrentará o Globo de Natal, fora de casa, às 20h30. Em caso de empate, a disputará irá para os pênaltis. Pelo Candangão, dia 19/3, o Capital recebe o Ceilândia e um dia depois, o Brasiliense fará o principal clássico do DF contra o Gama.
Capital 1
Léo Rodrigues; Gabriel, Juan Pablo🟨 (Wallacer), Emerson⚽, Felipe Assis; Wallace🟨, Geovane (Sandy🟥), Charles (Judson), Romarinho (Pedrinho🟨), Felipe Clemente (Leozinho) e Roberto Pítio
Técnico: Édson Porto
Brasiliense 2
Edmar Sucuri; Andrezinho, Badhuga, Gustavo Henrique🟨, Goduxo🟨 (Erick Daltro); Railon, Aldo, Zotti (Bernardo); Tobinha (Daniel Alagoano⚽), Luquinhas (Kesley) e Marcão⚽ (Lúcio)
Técnico: Celso Teixeira