Colaborou João Gomes, repórter do portal Esportes Brasília
Quarto colocado na primeira fase, o Gama iniciou o quadrangular semifinal recebendo o Capital no estádio Serra do Lago, em Luziânia (GO). Diferentemente do primeiro confronto entre as equipes na atual temporada, o embate deste sábado (05/03) foi bem movimentado, com gols e um grande jogo entre os clubes. Porém, o Capital saiu mais feliz ao conquistar três pontos. Os gols da Coruja foram marcados por Roberto Pítio e Julen Sandy, e Caio descontou para o Gama.
Após falha do sistema defensivo alviverde, o Capital abriu o placar com Roberto Pítio aos 11 minutos. A insegurança gamense tomou conta do jogo e somente depois da parada técnica a equipe voltou a assustar. O goleiro Léo Rodrigues fez duas ótimas defesas na primeira etapa. O segundo tempo teve mais gols, um para cada lado. O Gama empatou com Caio após cobrança de escanteio, mas viu o Capital liquidar o confronto com Sandy nos minutos finais do confronto.
Insegurança da defesa gamense define placar do primeiro tempo
Muito estudado, os primeiro dez minutos foram de muitas trocas de passes, mas sem efetividade para os dois lados. Quando o cronômetro chegava aos 11′, o volante Borges rolou mal a bola para a zaga, Roberto Pítio antecipou a defesa gamense, dominou, avançou e bateu no canto esquerdo de Pallagi, abrindo o placar para o Capital. No minuto seguinte, Romarinho rolou para Wallace, o volante deixou a bola para Charles e o meia chutou forte para o gol, Pallagi não segurou e Pítio empurrou para o fundo do gol, mas o tento foi anulado por impedimento pela arbitragem.
Com 13′, Milla cruzou na área e Robert cabeceou, mas Léo Rodrigues defendeu com segurança. Nove minutos depois, em mais uma bola alçada na área, o Gama chegou ao ataque, mas desta vez Hícaro que cabeceou e o arqueiro da Coruja segurou com tranquilidade. Aos 29′, Espeto deu bom passe para Carlos Magno, que chutou cruzado e viu a bola passar perto da trave esquerda de Léo Rodrigues.
Três minutos depois, bela jogada gamense. Robert recebeu ótimo lançamento, encobriu dois defensores, rolou para Carlos Magno, o meia passou para Mesquita e devolveu na entrada da área para Robert, o centroavante chutou firme e Léo Rodrigues fez ótima intervenção. Aos 42′, Milla cruzou rasteiro na área, Mesquita não alcançou e a bola sobrou livre para Robert, mas o centroavante chutou de bate-pronto fraco e o arqueiro da Coruja não teve trabalho.
No minuto seguinte, Léo Rodrigues salvou o Capital. Mesquita avançou pela esquerda e rolou para Milla, o atacante dominou, cortou Felipe Assis e soltou uma bomba, e Léo Rodrigues fez um milagre. Na continuidade do lance, bola lançada na área e Robert cabeceia para o gol, que ainda contou com desvio de Milla, e Emerson tira em cima da linha. Aos 46′, Ferrugem perdeu a bola na entrada da área para Romarinho, o atacante rolou para Wallace, que achou Felipe Clemente livre, o camisa 11 chutou e Pallagi defendeu.
Um gol para cada lado
Seguindo o início da primeira etapa, as equipes não conseguiam levar perigo ao gol adversário. Atrás do placar, o Gama fez três substituições com intuito de dar mais movimentação ao ataque. Porém, o empate veio de um jogador defensivo. Aos 20′, Carlos Magno cobrou escanteio e Caio subiu mais que a defesa do Capital para cabecear firme para o fundo do gol, deixando tudo igual no Serra do Lago.
Próximo dos 40 minutos, o Capital voltou a ficar à frente do placar em Luziânia. Em um contra-ataque rápido pela direita de ataque, Judson passou Léozinho e achou Sandy dentro da área. O meia dominou no peito e chutou forte, sem chances para o goleiro Pallagi. Com o resultado positivo, a Coruja controlou os minutos finais e venceu o confronto por 2 a 1, assumindo a liderança provisória do quadrangular semifinal.
Próximos jogos
A segunda rodada do quadrangular semifinal terá continuidade no sábado (12/03) às 15:30 com o confronto entre Capital e Brasiliense no estádio Juscelino Kubitschek, no Paranoá. O Gama enfrenta o Ceilândia na segunda-feira (14/03) às 15:30 no estádio Abadião, em Ceilândia. Porém, o Gato Preto jogará durante a semana. Os comandados de Adelson de Almeida enfrentarão o Avaí pela segunda fase da Copa do Brasil na próxima quinta-feira (10/03) às 21:30 no estádio Ressacada, em Florianópolis (SC).
Gama 1
Pallagi; Alex, Ferrugem, Hicaro (Caio ⚽), Espeto 🟨; Vítor, (Iago) Borges, Carlos Magno; Mesquita (Abu), Milla e Robert (Júnior Batata).
Técnico: Jonilson Veloso
Capital 2
Léo Rodrigues; Gabriel, Juan Pablo 🟨, Emerson 🟨, Felipe Assis; Wallace, Geovane, Charles, Romarinho; Felipe Clemente e Roberto Pítio ⚽.
Técnico: Édson Porto
Parabéns ao Capital, espero que não seja fogo de palha. O Futebol de Brasília precisa de concorrentes mais qualificados, precisa melhorar a qualidade, incomodar o Jacaré, que não sabe o que quer da vida.
Futebol é pra frente, essa mania de ficar tocando a bola pra trás sempre dá nisso de levar gols bobos. Dá chutão pra frente, joga pra lateral, mas evita esse jogo de atrazar a bola….Mas nada está perdido, ainda temos cinco jogos pela frente e tudo pode acontecer. Avante Gamãom do meu coração…!!!