Na tarde da última quarta-feira (02/03), o Ceilândia conquistou uma grande classificação na primeira fase da Copa do Brasil. A equipe do Distrito Federal despachou o Londrina, time que disputa o Campeonato Brasileiro Série B, por 2 a 0, com gols de Cabralzinho e Gabriel Pedra. Com este triunfo, o Gato Preto passou para a segunda fase da competição nacional, igualando a sua melhor campanha, no ano de 2006.
Debutante no certame nacional, o time alvinegro teve um grande desafio logo na primeira fase. A equipe enfrentou o Bahia, com o jogo inicial sendo disputado no Estádio Abadião e a volta na Fonte Nova. O confronto de ida no Maria de Lourdes Abadia ficou com o placar zerado, com o duelo decisivo sendo realizado no Nordeste. Na cancha mais famosa do estado baiano, o Ceilândia foi histórico e calou os quase 11.000 torcedores presentes.
O Gato Preto abriu o placar no fim do primeiro tempo, com Johnes. A partir daí, o Tricolor foi todo para frente, tornando um jogo de ataque contra defesa. A pressão baiana só teve resultado aos 44 minutos da segunda etapa, com tento marcado por Rafael Bastos. Porém, Miron foi responsável por acabar com a alegria dos torcedores nordestinos, já que, um minuto depois de ter sofrido o empate, o meia do Ceilândia fez o segundo, colocando o alvinegro na fase seguinte.
Na segunda fase da Copa do Brasil 2006, o Ceilândia enfrentou o Fortaleza. Assim como contra o Bahia, o jogo no Maria de Lourdes Abadia, o Abadião, ficou empatado, mas dessa vez com gols, 1 a 1. Porém, no jogo de volta, o clube do Distrito Federal não foi parelho ao Tricolor cearense, que disputou a primeira divisão nacional daquele ano. No Castelão, o Leão do Pici se impôs e venceu por 3 a 1, eliminando o Gato Preto.
Ceilândia pode ir além
A equipe do Distrito Federal pode sonhar com mais uma classificação na Copa do Brasil. Mesmo enfrentando uma equipe que disputa a Série A do Brasileirão, o Avaí não anda bem das pernas na atual temporada. Pelo Campeonato Catarinense, a equipe azul e branca está apenas na 10ª colocação, sendo o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Em 10 jogos, o clube conquistou apenas duas vitórias, com três empates e cinco derrotas. O Leão corre um sério risco de ser rebaixado no certame estadual.
O que vem por aí
Ainda sem data definida para o confronto diante do Avaí pela Copa do Brasil, o Ceilândia retoma as atenções ao Campeonato Candango. A equipe alvinegra volta à campo no próximo sábado (05/03), às 16h. O confronto é válido pela primeira rodada do quadrangular semifinal da competição local, e será diante do Brasiliense. O duelo será no Estádio Abadião, com mando de campo do Jacaré.