25.5 C
Brasília
sábado, 23 de novembro de 2024

De olho no rival: jornalista de Londrina destrincha adversário do Ceilândia

Setorista do Londrina, o jornalista Lúcio Flávio Cruz explicou detalhes do rival alvinegro na primeira fase da Copa do Brasil

- Continua após a publicidade -

Nesta quarta-feira (2/3), o Ceilândia entrará em campo, no Estádio Abadião, às 15h30, visando avançar de fase na Copa do Brasil. O adversário será o Londrina, integrante da segunda divisão nacional do futebol brasileiro. Também focado na volta do Campeonato Candango, no fim de semana, o Gato Preto tem a vitória como o único resultado possível para chegar à segunda fase da competição mais democrática do país.

Além do estímulo natural de qualquer torneio, seguir adiante na Copa do Brasil representa dinheiro em caixa, considerando que a competição é a de maior premiação financeira no certame nacional. Lúcio Flávio Cruz, jornalista da Folha de Londrina e da Rádio Paiquere, comentou sobre as expectativas paranaenses em relação ao jogo no Distrito Federal. Pelo lado alvinegro, Adelson de Almeida admite o favoritismo adversário. Porém, prega otimismo. “Acredito que o Ceilândia possa, sim, surpreender, até porque, é um jogo”.

Olho no Tubarão

- Continua após a publicidade -

O Londrina Esporte Clube, fundado em 1956, representa a cidade conhecida como a capital do café (inclusive, o nome do local onde a agremiação exerce seu mando de campo é Estádio do Café), chegou às quartas de final da Copa do Brasil em 1993, até então sua melhor participação no torneio. O Tubarão terá a vantagem do empate contra o Ceilândia, pois está mais bem ranqueado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Lúcio Flávio Cruz acompanha o dia a dia do time paranaense e deixou bem claro a maneira como o Londrina trata a competição nacional. “A Copa do Brasil é prioridade para o Londrina. Todo o planejamento foi feito em cima desse jogo contra o Ceilândia, pelo que representa a Copa do Brasil em termos de visibilidade e a questão financeira. A estreia diante do Ceilândia é prioridade absoluta para o Londrina passar de fase”, explica.

Foto: Ricardo Chicarelli/Londrina EC

Pelo Campeonato Paranaense, o Londrina tem um aproveitamento modesto: em dez jogos, foram quatro vitórias, três empates e três derrotas. A equipe alviceleste ocupa a sétima colocação em seu estadual e já alcançou a pontuação necessária para qualificar-se à próxima fase (são 12 participantes, e os oito melhores avançam). Assim como a maioria dos clubes do Brasil, o time londrinense joga a partir da transição rápida.

“O Londrina não é um time de muita posse de bola, joga mais na transição mesmo, com dois pontas de velocidade. É um time que não se expõe muito. É uma equipe ainda em formação, mudou toda a comissão técnica e o elenco passou por uma grande reformulação”, relatou Lúcio Flávio. Entre as principais contratações para a temporada, estão Thiago Ribeiro, atacante com passagens por São Paulo, Cruzeiro e Santos, o meio-campista Gustavo Blanco, emprestado pelo Atlético-MG e o atacante Juninho Manella, youtuber tratado por muitos como uma jogada de marketing.

Repetir 2006 e fazer história

Em sua sexta participação na Copa do Brasil, o Ceilândia terá apenas um jogo para vencer o Londrina e seguir sua caminhada na competição nacional. O treinador do Gato Preto, Adelson de Almeida, demonstrou respeito pelo adversário paranaense. Porém, acredita em seu elenco. “Obviamente, o Londrina é muito favorito com relação ao Ceilândia, haja visto um time de Série B, com uma estrutura invejável no futebol paranaense, mas nós temos necessidade de vencer, até porque só a vitória nos interessa. Estamos estudando o Londrina e vamos tentar surpreender”, pontuou.

Bahia x Ceilândia em 2006 / Almanaque do Futebol Brasiliense

A única vez em que o atual vice-campeão candango conseguiu passar pela primeira fase da Copa do Brasil foi em 2006, quando o alvinegro candango eliminou o bicampeão brasileiro Bahia, empatando como mandante e vencendo o Tricolor de Aço, por 2 a 1, fora de casa, em plena Fonte Nova. Sob o comando do atual treinador, o Ceilândia ficou bem perto de repetir o feito alcançado em 2006.

“Em 2017, fizemos um jogo muito bom contra o ABC e, em 2018, contra o Avaí, tomamos um gol no último minuto, jogando bem. Tudo no futebol é aprendizado. Lógico que vamos enfrentar mais uma vez um time de Série B, outro jogo muito difícil, mas estamos em um momento muito bom. No futebol, tudo pode acontecer. Vamos nos preparar bem, tentar ganhar o jogo e passar de fase”, exclamou o professor Adelson.

Premiação milionária

Uma possível classificação do Ceilândia sobre o Londrina, no Estádio Abadião, pode render muito aos cofres alvinegros. O Gato Preto já embolsou R$ 620 mil e, em caso de vitória frente ao Tubarão e a consequente classificação para a segunda fase, o clube da capital adicionará mais importantes R$ 750 mil a sua conta bancária. Além da bela quantia embolsada, o vencedor do confronto terá como próximo adversário o Avaí.

Prováveis escalações

Ceilândia
Léo Unamuzaga; Crystian, Gilson, Vidal e Gleissinho; Gabriel Henrique, Tarta e Hyury; Cabralzinho, Romarinho e Romário. Técnico: Adelson de Almeida

Londrina
Matheus Nogueira; Samuel Santos, Augusto, Saimon e Felipe Vieira; João Paulo, Jhonny Lucas, Caprini, Mossoró e Douglas Coutinho; Salatiel. Técnico: Vinícius Eutrópio

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P