Não são só os clubes das divisões de elite do futebol brasileiro que estão priorizando técnicos estrangeiros. Visando a Segunda Divisão do Campeonato Candango, prevista para ser disputada no segundo semestre de 2022, o Planaltina optou por seguir a mesma tendência e viabilizou a contratação de um treinador uruguaio para tentar voltar à elite. Nesta quarta-feira (23/2), o time anunciou a chegada Hugo Adrián Pilo Burgos.
O anúncio dá o pontapé inicial nos trabalhos do Galo do Planalto para a divisão de acesso. Segundo o clube, Pilo Burgos deve desembarcar no Aeroporto Internacional de Brasília no próximo sábado (26/2). Na segunda-feira (28/2), a programação do uruguaio no Planaltina prevê o primeiro encontro com os jogadores da equipe e funcionários que atuam no dia a dia da agremiação. O treinador também comandará o time no Candangão Sub-20.
O presidente do Galo do Planalto, Ricardo J. Martins, confirmou o acerto com o treinador uruguaio. A contratação foi confirmada nas redes sociais do clube, em nome do presidente do time, Ricardo J. Martins. “El Comandante chega com algumas metas a serem alcançadas na temporada. Os principais objetivos serão a busca pelo título da categoria sub-20 e o acesso à primeira divisão do Candangão”, diz o comunicado.
Em 2021, o uruguaio também foi anunciado pelo Planaltina. Porém, na véspera da viagem para o Brasil, nos últimos dias de maio, Pilo testou positivo para covid-19. Quem dirigiu o time na última temporada foi Antonio Carlos Bona. “Estou ciente do trabalho e dos resultados obtidos pelo sub-20. Juntos, jogadores, treinadores, dirigentes e torcedores, faremos um ótimo trabalho para levar o PEC ao topo”, disse, nas redes sociais, à época.
Aos 45 anos, Hugo Pilo foi jogador profissional e acumulou passagens por grandes times do futebol uruguaio como Liverpool Futbol Club (1995-1998), Clube Atlético Progresso (2005) e Racing Club de Montevideo (2007). Como treinador, ele teve os principais trabalhos à beira do gramado no Montevideo City Torque (2012-2013-2014), Rampla Jrs Futbol Club (2015-2016), Clube Atlético Progresso (2017) e outros times do país.