O calendário do futsal feminino terá uma importante mudança na temporada de 2022. Contando com o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a modalidade terá como principal competição a recém-criada Liga Feminina de Futsal (LFF). O novo torneio nacional terá a presença de 12 equipes de seis estados diferentes. Uma delas é a Adef do Distrito Federal.
Regulada pela CBF, nova gestora da modalidade no Brasil, a LFF chega para substituir o Novo Futsal Feminino do Brasil (NFFB), antes chancelado pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS). O representante candango no torneio será a Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal (Adef-DF), que atua desde 2006 e participava da antiga elite do esporte no país.
Além da Adef-DF, ADTB-PR, ADC-SE, Barateiro-SC, Cianorte-PR, Female-SC, Leoas da Serra-SC, Londrina-PR, São José-SP, Stein-PR, Sumov-CE e Taboão da Serra-SP são as equipes confirmadas na primeira edição da LFF. O torneio será disputado entre abril e novembro. Na primeira fase, todos se enfrentam e os oito melhores avançam para o mata-mata, disputado em ida e volta, até a definição do campeão.
“É um momento de vitória e muita alegria para o futsal feminino. Durante muitos anos, lutamos para ter uma competição com estrutura, visibilidade e apoio institucional. Agora, teremos o nosso espaço e vamos trabalhar muito para que seja somente o início de uma jornada inovadora para o esporte feminino do Brasil”, comemorou Tatiana Weysfield, presidente da LFF.
“O futsal brasileiro vive um momento de muitas mudanças. É normal gerar um impacto inicial, mas sabemos que as coisas caminham para melhor, para uma estrutura maior e que irá refletir em condições melhores para clubes, atletas e profissionais. Em um curto espaço de tempo seremos mais uma excelente opção de entretenimento aos fãs de esporte do Brasil e ótima opção para grandes empresas atrelarem suas marcas”, concluiu.
Na última temporada da NFFB, a Adef-DF concluiu a competição na 12ª colocação, ficando fora do mata-mata decisivo do torneio. Visando a disputa da temporada 2022 e a estreia na nova elite do futsal nacional, o clube candango iniciou os trabalhos de preparação. Ao longo dos últimos dias, a equipe também confirmou diversas contratações através do seu perfil nas redes sociais (clique para conhecer).
Times da LFF 2022
ADEF-DF
ADTB-PR
ADC-SE
Barateiro-SC
Cianorte-PR
Female-SC
Leoas da Serra-SC
Londrina-PR
São José-SP
Stein-PR
Sumov-CE
Taboão da Serra-SP