A nona e última rodada da fase de classificação do Campeonato Candango BRB 2022 aconteceu neste sábado (19/02) com algumas definições. A Igrejinha, já rebaixada com apenas dois pontos, entrava em campo pela última vez no torneio. O Santinha vivia uma situação curiosa: lutava contra o rebaixamento e caso vencesse, e contasse com uma combinação de resultados, poderia se classificar às semifinais. A classificação não veio, mas a salvação à Segundinha sim com o apito do árbitro e a vitória do Santa Maria por 4 a 2.
A primeira etapa começou muito estudada e sem grandes oportunidades nos primeiros minutos do confronto. Mesmo com o rebaixamento decretado, o Luziânia não se entregou e criou boas chances com Rodrigo Menezes. A falta de gols na primeira etapa foi suprida no segundo tempo. O Santa Maria marcou quatro vezes com Thiago Magno, Paulinho, Douglas Candango e Rondon. Já o Luziânia balançou as redes duas vezes com Lucão e Luiz Felipe.
Etapa inicial sem gols
O Santa Maria procurou o ataque e aos cinco minutos Fagner chutou de longe, mas a bola passou por cima do gol de Gabriel. Dez minutos depois, o Santinha quase abriu o placar, mas o arqueiro do Luziânia fez uma linda defesa. Aos 24′, Rodrigo Menezes arriscou de muito longe, Alisson não conseguiu segurar e a bola quicou no travessão antes de sair para escanteio. Aos 36′, Rodrigo Menezes novamente assustou o goleiro com um chute forte.
Incisivo no ataque, o Luziânia quase abriu o placar aos 43 minutos. Em cobrança de escanteio, Gerson subiu mais que todo mundo e cabeceou bem, porém, a bola passou raspando a trave de Alison. Apesar dos ataques, as equipes foram para o intervalo com o placar zerado.
Chuva de gols
A bola mal rolou e o Santa Maria já abriu o placar com 30 segundos. Thiago Magno recebeu ótimo passe e bateu na saída do goleiro Alison. Dois minutos depois, em jogada trabalhada pelo ataque grená, Thiago Magno rolou para Douglas, o meia cruzou na área, o goleiro Gabriel espalmou para o meio da área e Paulinho aproveitou para chutar firme e ampliar o marcador. Aos nove, Boi passou para Lucão, o atacante dominou e bateu forte para o gol. A bola ainda desviou na defesa do Santa Maria antes de entrar na rede de Alison.
Em jogada parecida com o segundo gol do Santa Maria, Douglas Candango recebeu ótimo passe, mas dessa vez preferiu chutar e Gabriel defendeu bem. Aos 18, Thiago Magno deu bom passe para Douglas Candango, o meia cortou a zaga e bateu para o fundo do gol, aumentando o placar para 3 a 1. Após o gols, duas ótimas intervenções em sequência de Alisson. A primeira em chute dentro da área do Lucas Silveira e depois em outra jogada na área, mas dessa vez com Perivaldo.
Aos 25′, quase o quarto do Santa Maria. Eder tentou cruzar na área, a bola pegou uma curva e acertou o travessão de Gabriel. Cerca de dez minutos depois, Élber faz lindo cruzamento de três dedos e Rondon chegou na bola de carrinho, antes do goleiro Gabriel, e marcou o quarto gol do confronto. Aos 45, Luiz Felipe, que acabara de entrar, recebeu bom passe e bateu sem chances para o goleiro Alison.
Luziânia 2
Gabriel; Arthur 🟨 (Cristiano 🟨), Gerson, Perivaldo 🟨, Ronalty; Lucas Silveira (Alex), Rodrigo Menezes (Cristian), Thompson; Saavedra, Ferrugem (João Victor) e Lucão ⚽️ (Luiz Felipe ⚽️).
Técnico: Ricardo Antônio
Santa Maria 4
Alison; Dudu Gago, João Pedro (Rondon ⚽️), Leandro Bahia, Renato; Andrey, Kessi (Fabrício), Douglas Candango ⚽️ (Wandinho), Paulinho ⚽️ (Éder); Thiago Magno ⚽️ (Élber) e Fagner.
Técnico: Erivaldo Silva