No mesmo dia em que realizou o primeiro Conselho Técnico da história da Série D do Campeonato Brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) detalhou os grupos da temporada 2022 da competição nacional. Representantes do futebol candango na disputa pelos quatro lugares na terceira divisão, Brasiliense e Ceilândia foram alocados no Grupo A5 do torneio.
Na definição das chaves, a CBF seguiu o mesmo critério das últimas edições e colocou os grupos regionalizados. Assim, os candangos irão enfrentar times de Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Além de Brasiliense e Ceilândia, o Grupo A5 tem, ainda, as presenças de Ação, Anápolis, Costa Rica, Grêmio Anápolis, Iporá e Operário. Além do chaveamento, a entidade também confirmou a tabela básica.
Na primeira rodada, o Brasiliense jogará contra o Anápolis, em Goiás. Já o Ceilândia receberá o Costa Rica. Os jogos estão previstos para acontecerem em 17 ou 18 de abril, pouco mais de 15 dias após a segunda partida da final do Campeonato Candango. No compromisso seguinte, o Jacaré encara o Iporá, como mandante, enquanto o Gato Preto viaja para jogar contra o Grêmio Anápolis.
A Série D do Brasileirão de 2022 será disputada entre 17 de abril e 25 de novembro. Ao contrário dos últimos anos no formato, a competição nacional não terá uma fase prévia, começando direto na fase de grupos. As partidas das quartas de final, etapa que define os quatro clubes que serão promovidos à Série C, estão programadas para 20 e 27 de agosto. Já a grande final do torneio será disputada em 18 e 25 de setembro.
Grupo A-5 – Série D 2022
Ação
Anápolis
Brasiliense
Ceilândia
Costa Rica
Grêmio Anápolis
Iporá
Operário