25.2 C
Brasília
segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Após quatro anos, clássico candango volta a acontecer neste domingo (13/02)

Equipes chegam em momentos distintos. Torcedores comentam sobre a expectativa em cima do confronto entre Gama e Brasília

- Continua após a publicidade -

Por Lucas Espíndola e Rayssa Loreen

O Campeonato Candango BRB 2022 será especial para os amantes do clássico local. Após alguns anos sem se enfrentarem pela competição, Brasília e Gama voltam a se encontrar no próximo domingo (13/02), pela sétima rodada da competição, no estádio Defelê. O grande jogo mexe com diversos torcedores que consideram, historicamente, o maior clássico do Distrito Federal. O Brasília lidera o histórico do confronto: são 104 jogos com 35 vitórias do Colorado, 31 do alviverde e 38 empates.

O último duelo entre os rivais foi pelo campeonato de 2017, ano em que o Brasília foi rebaixado para a Segundinha junto do Taguatinga. A partida ficou 1 a 0 para o Periquito. De lá para cá, o Colorado foi tentando se reerguer e voltar ao primeiro escalão do futebol local, conseguindo retornar na temporada anterior. Enquanto isso, o Gama conquistou alguns títulos na capital federal e representou o quadradinho em algumas competições nacionais, como na Copa Verde em 2020, quando foi vice-campeão.

- Continua após a publicidade -

No cenário atual, o Brasília está melhor colocado que o Gama, que vive um momento conturbado. O Colorado está no G4 e, se a primeira fase terminasse hoje, estaria classificado para o quadrangular semifinal do Candangão. Enquanto isso, o alviverde está na oitava colocação do certame, separado por apenas um ponto do Santa Maria, primeiro time da zona de rebaixamento. Com seis pontos, a equipe tem apenas três rodadas para tentar fugir da Segundinha. Até o momento, o Gama soma três empates, duas derrotas e apenas uma vitória.

Foto: Jéssika Lineker/Distrito do Esporte

O que os torcedores podem esperar?

Após um bom jogo diante do Paranoá no Mané Garrincha pela sexta rodada, o Brasília entra mais forte no clássico diante do Gama. Caso o treinador Luís Carlos mantenha algumas modificações realizadas diante da Cobra Sucuri, o Colorado terá um bom poderio ofensivo e também defensivo diante do alviverde. No duelo anterior, a equipe vermelha foi a campo na formação 4-3-3 com um meio-campo bem encaixado e um ataque veloz pelas pontas.

Se o desenho tático for mantido, Titico jogará pela esquerda, onde foi muito bem anteriormente, enquanto Lucas Victor ou Ian Carlos irá atacar pela outra ponta e, no meio, Leandro Aguiar. Outra forma do Colorado surpreender o alviverde é com Íkaro, lateral-esquerdo mais ofensivo, que não tem medo de partir para cima e consegue se desvencilhar da marcação de forma rápida. O atleta também se entrega muito bem na defesa.

O Brasília possui uma meia cancha bem encaixada com o trio Dadinho, Johnson e Willian. Essa parte da equipe titular deve ser mantida, tendo em vista as atuações dos atletas em todo o Campeonato Candango. Outra posição que não deve ser alterada é a de goleiro. Luan Carlos atuou muito bem diante do Paranoá, evitando algumas oportunidades de gol da equipe adversária. Muito seguro, o camisa número um passa uma tranquilidade para os torcedores.

Foto: Lucas Bolzan/Distrito do Esporte

O Gama vive uma crise dentro e fora das quatro linhas. Na última quinta-feira (10/02), a equipe enfrentou o Santa Maria e empatou por 2 a 2 no estádio Serra do Lago, em Luziânia (GO). Nessa partida, o Gama foi pressionado e tomou gol logo nos minutos iniciais. O time ficou recuado durante todo o primeiro tempo e só conseguiu reagir no segundo, quando conseguiu empatar a partida.

Porém, fora dos gramados a situação também está difícil. À véspera do clássico, alguns jogadores ameaçaram não entrar em campo afirmando que a situação no clube não está fácil. A informação foi divulgada com exclusividade no Distrito do Esporte. A reportagem também apurou que os atletas não recebem pagamento desde dezembro e que eles se negaram a treinar na sexta-feira (11/02) e poucos treinaram neste sábado (12/02), pondo em xeque a participação no confronto frente ao Brasília.

Saiba Mais
Ou tudo, ou nada: jogadores dão ultimato à diretoria gamense
Jogadores do Gama fazem greve em véspera de jogo contra o Brasília

Torcedores Colorados confiantes

A reportagem do Distrito do Esporte ouviu torcedores do Brasília e Gama sobre o clássico da próxima rodada. Pelo lado Colorado, André Custódio falou sobre o jogo e a rivalidade. “Espero que tenha jogo (risos)”, brincou primeiramente. “Minha expectativa é pegar o Gama e aproveitar a fase ruim e arrancar os três pontos em cima deles, minha expectativa é sempre a vitória. Em relação ao Gama, que é a maior rivalidade do clube e a maior do DF historicamente falando, é sempre vencê-los e acabar empurrando eles para uma situação mais difícil”, complementou.

André aproveitou para elogiar a escalação do jogo passado e cutucar os rivais. “Seria uma grande satisfação tornar a vencê-los após tanto tempo e principalmente causando mais problema para eles. Eu espero um bom jogo, com o time titular sendo praticamente o mesmo contra o Paranoá, quero que as figuras que entraram se mantenham. Eu só voltaria com o Tairone, que pra mim é um xerife ali na zaga e é isso. Vitória e vitória, e afundar os caras na crise, para nós seria muito mais que três pontos conquistados, seria lavar a alma”, finalizou.

Foto: Jéssika Lineker/Distrito do Esporte

Outro adepto do Brasília ouvido pela reportagem, Luiz Antônio comentou sobre o clássico. “Meu pai deixou bem claro que o Gama era nosso maior rival. Eu cresci indo para o estádio sabendo disso. É o clássico do DF mais antigo ainda em atividade, nosso histórico contra o Gama já foi melhor, hoje deu uma piorada, mas temos condições de voltar”. Colorado desde pequeno, o torcedor analisou a temporada atual e contou sobre sua expectativa.

“Em relação à temporada atual, temos um time irregular, mas que já demonstrou o seu valor. Já vencemos o primeiro clássico do ano diante do Brasiliense, uma vitória maiúscula. O Gama não tá numa fase muito boa, cheio de problemas, com falta de dinheiro e estrutura, então eu estou animado e acho que domingo faremos um ótimo jogo. É a chance do Brasília mostrar a que veio. Se vencermos o Gama, colocamos eles em uma situação complicada para a permanência deles na primeira divisão e praticamente assina o nosso passaporte para a próxima fase do campeonato. Eu já estou ansioso, super animado!”, concluiu.

Adeptos gamenses também comentam sobre o clássico

A situação do Gama não é das melhores. Assim, a torcida não sabe o que esperar do time no clássico contra o Brasília. A torcedora Giulianny Costa, de 20 anos, falou que está nervosa já que o Brasília começou a reagir e está forte no campeonato, enquanto o Gama precisa acordar. “Por mais que as expectativas estejam baixas, nós acreditamos até o último minuto que essa fase ruim vai passar”, garantiu a gamense. Ela acredita, ainda, que o time vai sair desse cenário e voltar à elite do futebol.

Por outro lado, o companheiro de arquibancada, Michael Rangel, está com as expectativas altas para a partida contra o Colorado. “O que esperamos quando falamos de Gama x Brasília é um jogo pegado, com muita rivalidade em campo e vontade de vencer”, diz o torcedor.

O torcedor alviverde espera uma vitória do Gama no clássico e reforça dizendo que seria importante para o time sair “dessa situação, desse vexame de um possível rebaixamento”. Além disso, Michael também lembra do histórico entre as equipes, favorável ao Brasília: “temos que ganhar porque nosso retrospecto contra eles não é bom”, falou.

Foto: Jéssika Lineker/Distrito do Esporte

Campeonato Candango BRB 2022

7ª rodada*

Gama x Brasília
Domingo – 13/02 – 15h30 – Estádio Defelê

*O confronto entre as equipes será com portões fechados devido ao decreto do Governo do Distrito Federal.

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P