23.5 C
Brasília
sábado, 23 de novembro de 2024

Brasiliense e Gama fora do G4? Saiba há quantos anos isso não acontece

Desde a primeira participação do Brasiliense em 2001, apenas um turno em 2012, não contou com a presença de ao menos um dos dois gigantes entre os quatro melhores do Candangão.

- Continua após a publicidade -

Por Maurício Carvalho

Acostumados às glórias de outrora, os dois maiores campeões do Distrito Federal vivem um momento conturbado. O Gama atravessa uma grave crise política e financeira. Correndo sérios riscos de ser rebaixado da elite do futebol candango pela primeira vez em sua história, o elenco não recebe salário desde dezembro e entrou em greve nesta última semana. Já o Jacaré, atual campeão, apostou na manutenção do elenco da temporada anterior, e ainda não embalou. São três vitórias em seis jogos,  aproveitamento de apenas 50%. Devido ao desempenho e as constantes críticas da torcida, um novo treinador  foi contratado, com a missão de garantir uma vaga no quadrangular semifinal (no momento o Brasiliense é o 5° colocado).

Faltam apenas três rodadas para o fim da primeira fase, e o quadrangular semifinal do Candangão pode ficar sem ao menos um dos dois últimos representantes da capital federal na elite do futebol. Desde a primeira aparição do Jacaré na primeira divisão do Futebol de Brasília, em 2001, somente o segundo turno da edição de 2012 não contou com nenhum dos dois gigantes.

- Continua após a publicidade -

Taça Mané Garrincha

Em 2012, o Candangão foi divido em dois turnos: Taça JK e Taça Mané Garrincha. O Gama não conseguiu chegar às semis em nenhuma das etapas daquela edição. Já o esquadrão amarelo disputou a semifinal da Taça JK (1° turno) contra o Ceilândia, e foi eliminado com um empate (o regulamento prévia vantagem ao time com melhor campanha na fase de grupos). Pela Taça Mané Garrincha (2° turno), Ceilândia, Legião, Sobradinho e Capital avançaram, e disputaram a vaga para a final do segundo turno. Na decisão do campeonato, o Ceilândia bateu o Luziânia.

Recorde, e Taguatinga campeão

Antes da aparição do Brasiliense em competições oficiais, em 2001,  o Periquito esteve entre os quatro melhores em oito edições consecutivas (1993 à 2000). Em 1992, oito equipes disputaram o troféu, em dois turnos, com jogos de ida e volta. O Taguatinga derrotou o Tiradentes para ficar com o título do primeiro turno e não houve necessidade do quadrangular final, pois a águia também venceu o segundo turno, a vítima da vez foi o Brasília. Os quatro melhores times daquele ano foram Taguatinga, Brasília, Tiradentes e Guará. Destaque para Joãozinho, artilheiro do Taguatinga naquele ano, marcou 25 gols na campanha do título de 92, e se tornou o jogador com mais gols em uma única edição, recorde jamais quebrado.

Joãozinho / Almanaque do Futebol Brasiliense

 

Verde e Amarelo em apuros

O periquito empatou com o Santa Maria no Estádio Serra do Lago, e no momento tem apenas sete pontos, um a mais que o próprio Santa Maria, primeira equipe na zona de rebaixamento. Faltam três jogos para o alviverde encerrar sua participação no campeonato, e a atual pontuação dificulta uma classificação para a próxima fase. O Gama terá pela frente: Brasília em casa (jogo pode não acontecer, pois os jogadores ameaçam não ir a campo devido à atraso de salários), Luziânia fora e Unai em casa. As partidas contra os times do Entorno do DF serão confrontos diretos na luta contra o rebaixamento.

O Brasiliense tem a situação menos preocupante. Entretanto, um time com tamanho investimento, ficar sem calendário para a temporada seguinte altera todo o planejamento. O jacaré é o quinto colocado, e se encontra com um ponto a menos que Brasília e Paranoá. Mas a equipe dos Estevãos terá difíceis desafios pela frente.

Na próxima rodada o adversário será o líder Ceilândia, invicto e muito próximo da classificação antecipada para o quadrangular semifinal. Em caso de tropeço o Brasiliense não dependerá mais de suas próprias pernas para avançar de fase. Posteriormente, o jogo contra o Taguatinga, ainda ameaçado pelo rebaixamento e na última rodada confronto direto diante do Capital.

Brasília x Ceilândia se enfrentarão no Estádio Abadião, às 16hrs no domingo (13/02), com transmissão da TV Eleven. No mesmo dia, mas às 15:30hrs, o Gama encara o Brasília, no estádio Defelê.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P