Por Maurício Carvalho
Dono da melhor campanha, melhor defesa e melhor ataque do Campeonato Candango BRB, o Ceilândia começou o torneio com o pé-direito e se consolidou com 100% de aproveitamento nas rodadas inicias: são cinco vitórias em cinco jogos e uma classificação bastante encaminhada para o quadrangular semifinal da competição local. Além da vaga na sequência da disputa, o bom início na temporada 2022 pode render ao alvinegro um recorde pessoal de melhor largada em sua história.
Em 40 temporadas na elite candanga, o Gato Preto teve um início tão positivo somente na temporada de 1987. Na ocasião, o time alvinegro conquistou a mesma largada e emendou cinco vitórias consecutivas. A primeira derrota veio somente no sexto jogo daquele ano. Ou seja: nem mesmo em 2010 e 2012, quando conquistou seus títulos do Candangão, o Ceilândia engatou tantos bons resultados em sequência como nas primeiras rodadas da atual disputa do torneio local.
Portanto, pela primeira vez em sua história, o Gato Preto pode engatar seis vitórias seguidas em seis jogos disputados. Em 1987, o alvinegro venceu Taguatinga, Tiradentes, Gama, Sobradinho e Planaltina. A primeira derrota veio na partida contra o Guará. No Candangão 2022, os triunfos em sequência foram contra Gama, Santa Maria, Brasília, Luziânia e Unaí. O recorde de vitórias seguidas na largada pode vir nesta quarta-feira (9/2), às 15h30, contra o Taguatinga, no Defelê.
Cinco rodadas iniciais do Ceilândia em 1987:
Taguatinga 0 x 1 Ceilândia
Tiradentes 1 x 3 Ceilândia
Gama 0 x 1 Ceilândia
Ceilândia 2 x 0 Sobradinho
Ceilândia 1 x 0 Planaltina
Classificação antecipada
Com um pé na próxima fase, o Ceilândia pode carimbar matematicamente sua vaga no quadrangular final do Campeonato de 2022 já nesta 6ª rodada. Se vencer o Taguatinga, o Ceilândia chegará a 18 pontos com 100% de aproveitamento no torneio local. O Brasília, primeira equipe fora do G-4, tem sete pontos. Em caso de tropeço do Colorado contra o Paranoá, seja empate ou derrota, não conseguirá mais alcançar a diferença de pontuação para o líder da competição.
Parabéns ao Ceilândia, time modesto, defesa menos vazada, muito bom, ao contrário meu Jacaré abriu a porteira com seus medalhões.