Por Maurício Carvalho
Em clima agradável na manhã deste domingo (6/2), Brasiliense e Luziânia mostraram disposição em partida movimentada no Estádio Abadião, em Ceilândia. O Jacaré comandou as principais ações ofensivas e, com bom desempenho e organização, superou o adversário goiano por 4 x 1 e retornou à zona de classificação ao quadrangular semifinal do Campeonato Candango.
Apesar das boas defesas do goleiro Gabriel, a fragilidade da defesa do Luziânia, combinado à boa atuação coletiva do Brasiliense, foram determinantes para o Jacaré abrir 3 x 0 no ainda na primeira etapa. Nos 45 minutos finais, a equipe de Taguatinga ampliou o marcador logo no início e impediu qualquer reação do Igrejinha, que deixou a Ceilândia com o gol de honra.
Intensidade e goleada
Logo no primeiro minuto o Brasiliense chegou em escanteio bem cobrado pela direita, Marcão não aproveitou e cabeceou à esquerda do gol da Igrejinha. O Luziânia respondeu com Pelezinho em lance paralisado por conta de impedimento. Na sequência, Luquinhas limpou bem pela esquerda e bateu colocado, exigindo grande defesa do goleiro Gabriel.
As duas equipes não abdicaram do ataque, do lado amarelo com Daniel Alagoano e Luquinhas pelas alas e pelo lado goiano, Pelezinho era o homem mais acionado. Aos 16′ Tiago Luís chutou de fora da área e a bola tirou tinta da trave. Dois minutos depois Marcão armou um lindo voleio, porém, a finalização não saiu como desejada. De forma merecida o Jacaré chegou ao seu gol aos 19 minutos, quando Tiago Luís deu uma bela cavadinha para Marcão chutar na saída do goleiro.
O segundo gol amarelo veio após cobrança de escanteio: Gabriel fez grande defesa à queima-roupa, porém, no rebote Luquinhas mandou para a rede. A pausa para a hidratação deixou o jogo em ritmo de treino. Somente aos 39′ o Jacaré voltou a incomodar. Aloísio chutou de fora da área e Gabriel cedeu mais um escanteio. No lance seguinte, a zaga do Luziânia afastou mal a bola alçada na área, e Aloísio arrematou com precisão, desenhando a goleada do Brasiliense.
Muitas faltas e goleada confirmada
A etapa final começou sem grandes oportunidades. Aos 8′, Daniel Alagoano avançou pela direita e cruzou para Marcão antecipar a defesa e anotar o seu segundo gol no jogo, o quarto do jacaré. Em seguida, Coquinho cochilou e o Luziânia teve suas duas grandes chances no jogos, mas sem êxito. O Luziânia até tentava atacar, mas esbarrava na falta de criatividade dos seus homens de frente.
Aos 27′, após linda troca de passes, Daniel Alagoano, girou e bateu sem deixar a bola cair, exigindo mais uma defesa do arqueiro azulino. Depois foi a vez de Kesley invadir a área, e cruzar para Marcão, porém dessa vez a zaga da Igrejinha afastou. Faltando dez minutos para o fim, Peninha sentiu problema físico e o Jacaré terminou o jogo com 10 homens em campo.
O Luziânia até tentou se aproveitar da vantagem de jogadores em campo, mas não conseguiu contornar o prejuízo do primeiro tempo. No final, houve um festival de cartões, sobrando até mesmo para o treinador Bruno Monteiro, expulso de campo. Sem seu técnico em campo, os goianos chegaram ao seu gol de honra: Lila levantou na área e Badhuga mandou contra o próprio patrimônio.
O que vem por aí
Na quarta-feira (9/2), o Brasiliense viaja até Minas Gerais para encarar o vice-lanterna Unaí, às 16h, no Estádio Urbano Adjuto. No mesmo dia, o Luziânia buscará sua primeira vitória, em casa, às 15h30, diante do Capital.
BRASILIENSE – 4
Fernandes; Jhonatan Bocão (Coquinho🟨), Badhuga🔴, Preto Costa (Railon) e Goduxo; Aldo🟨, Aloísio⚽ (Peninha), Luquinhas⚽ (Kesley), Tiago Luís (João Torres🟨); Daniel Alagoano e Marcão⚽⚽🟨. Técnico: Reinaldo Gueldini
LUZIÂNIA- 1
Gabriel🟨; André Luiz (Samuel🟨), Cristiano, Gustavo Melo (Gerson), Ronalty; Lucas, Neto (Cristian), Lila🟨; Rodrigo Pelezinho🟨, André Jr (Bruno Alemão🟨) e China. Técnico: Bruno Monteiro🟥