20.5 C
Brasília
terça-feira, 26 de novembro de 2024

Vivian Cardoso, reforço do Real Brasília, conta sobre sua carreira ao DDE

A "Rainha dos Clássicos" falou sobre seu início de carreira, além da expectativa sobre o Real Brasília e a nova cidade

- Continua após a publicidade -

Por Lucas Espíndola

O Real Brasília inicia sua caminhada na atual temporada nesta sexta-feira (04/02). A equipe do Distrito Federal vai enfrentar o Internacional, fora de casa, pela Supercopa Feminina. A diretoria fez diversas contratações para 2022, entre elas Vivian Cardoso, destaque do Botafogo. A meia foi anunciada pelas Leoas do Planalto em dezembro de 2021, juntamente com mais duas outras atletas experientes.

A meia de 24 anos atua profissionalmente desde 2015, quando integrou o time de São Bernardo. Vivian contou ao Distrito do Esporte que ingressou no clube por conta da faculdade, já que a equipe da cidade tinha uma parceria com uma instituição educacional e que seus pais só deixariam ela continuar jogando caso estudasse ensino superior. Porém, o aparceiramento entre o São Bernardo e a entidade acabou, fazendo com que a atleta mudasse de clube.

- Continua após a publicidade -

Depois de atuar no ABC Paulista, Vivian Cardoso foi jogar na famosa Rua Javari, onde é a sede do Juventus da Mooca. A jogadora permaneceu por quatro anos no Moleque Travesso. Ao mesmo tempo que atuava pela equipe Grená, a meia também jogava pelo time da faculdade. Após se formar, a atleta finalmente pôde sair do estado de São Paulo, e o destino foi o Botafogo, onde ficou por duas temporadas e meia. O Alvinegro foi o último clube de Vivian antes do Real Brasília.

Jogando pelo Botafogo, Vivian Cardoso foi campeã carioca em 2020. No clube Alvinegro, a meia ganhou o apelido de “Rainha dos Clássicos”, já que era decisiva diante dos principais rivais no estado do Rio de Janeiro. Ao DDE, a jogadora contou um pouco mais sobre o apelido. “Esse apelido me deixou muito feliz, porquê foi uma forma da torcida demonstrar carinho e reconhecer meu trabalho. Era uma sensação de dever cumprido, precisava honrar a camisa que vestia e consegui. Com certeza ficará marcado pra sempre”.

O Real Brasília é apenas o quarto clube profissional na carreira de Vivian. A atleta gostou bastante da estrutura e a forma que foi recebida na equipe. “Fiquei encantada quando cheguei aqui, o Real oferece uma estrutura fantástica, desde o meu primeiro dia nunca me faltou nada. Todo auxílio que precisei foi de fácil acesso e com muita qualidade! A organização e seriedade no trabalho é de se exaltar! Me senti acolhida e parte da família desde o princípio”.

Foto: Júlio César/Real Brasília

Veja outras perguntas e respostas da entrevista de Vivian Cardoso ao Distrito do Esporte.

DDE: Como foi seu início de carreira?

Resposta: Comecei aos nove anos em uma escolinha de futebol com meninos. Depois, aos 13, comecei a jogar com meninas em outra escolinha até os 17, quando terminei a escola e fiz um acordo com meus pais (que sempre me apoiaram), para que eu pudesse continuar jogando eu teria que fazer faculdade. Então, entrei no meu primeiro clube em 2015, no São Bernardo, clube que tinha parceria com a faculdade. O São Bernardo desfez o time e no ano seguinte fui para o Juventus onde fiquei por quatro anos (2015-2019) jogando pela faculdade ao mesmo tempo. Quando me formei em 2019 e pude sair do Estado de SP o destino foi o Botafogo-RJ, onde fiquei por duas temporadas e meia.

DDE: Sempre sonhou em ser jogadora de futebol?

Resposta: Desde pequena sempre tive a certeza do que eu queria ser quando crescesse. Sempre estive no meio do futebol por conta do meu pai, que é dono de um time da cidade e meu irmão que jogava nesse time, então a referência veio do berço. Todos os fins de semana gostava de estar com eles nos jogos. Eu percebi que era possível realizar esse sonho quando passei por algumas dificuldades e não desisti, vi que realmente era amor. Além de sentir prazer em treinar/jogar, sem enxergar a rotina de atleta como obrigação, algo chato.

DDE: Conta um pouco sobre sua trajetória no Botafogo.

Resposta: O Botafogo foi o primeiro clube que joguei longe de casa. Cheguei em 2019 com o objetivo de ajudar a equipe subir para elite do Campeonato Brasileiro. Graças a Deus alcançamos, logo em seguida tivemos o título estadual em 2020. Cresci muito trabalhando lá, tanto como atleta quanto pessoa. Tenho um carinho gigante pelo clube, pelas pessoas com quem trabalhei lá e pela torcida que me acolheu e esteve sempre junto em todos os momentos, e agradeço pelo meu ciclo lá.

DDE: Você chegou a acompanhar algumas partidas dos times do DF durante 2021? Se sim, o que acha do futebol feminino em Brasília?

Resposta: Cheguei a assistir alguns jogos sim, mais ainda depois que sabia que viria para cá. Gosto de como estão lidando com a modalidade, os investimentos só demonstram o quanto as equipes levam a sério e querem evoluir.

DDE: Qual sua expectativa para a temporada no Real Brasília?

Resposta: As expectativas são grandes! Já sabia da força do elenco do ano passado, não à toa estavam brigando pela classificação. Chegaram peças novas para reforçar ainda mais, o grupo está extremamente forte e competitivo para brigar pelo topo. O trabalho tem sido muito intenso para que nossos objetivos na temporada possam ser alcançados.

DDE: Você gosta de marcar gols e, além disso, dá diversas assistências. Como você acha que poderá ajudar o Real Brasília?

Resposta: Acho que é exatamente nisso, na base do meu estilo de jogo de marcar gols, dar assistências para minhas companheiras, comprando a ideia de jogo do professor. Cheguei pra somar e o que puder fazer para contribuir com o grupo, estou à disposição.

DDE: O que está achando de Brasília?

Resposta: Eu vim ano passado para Brasília, justamente para jogar contra o Real Brasília. Foi muito rápido, na época eu não tive tempo de conhecer nada e, agora chegando no clube, ainda não tive oportunidade de conhecer os lugares, dar uma volta na cidade com um tempo maior por causa da pré temporada. Eu cheguei direto para fazer exames, tenho treinado forte esses dias e ainda não deu tempo, mas em breve eu quero conhecer tudo aqui em Brasília. Inclusive, eu aceito dicas aí da galera do que fazer e o que conhecer primeiro por aqui (meu IG é o @viiviancardoso). Eu achei bem interessante o planejamento da cidade, tudo bem organizado, plano, o nome das ruas é bem diferente do que eu estava acostumada. Mas está sendo legal e estou feliz de estar em Brasília e ter a possibilidade de conhecer e viver em uma cidade nova.

Foto: Júlio César/Real Brasília
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P