Reativo, mas efetivo. Sob este mantra, o Brasília venceu o Brasiliense na tarde desta quarta-feira (2/2), na Arena BRB Mané Garrincha, em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Candango BRB. Durante os 90 minutos, o Colorado se postou de uma forma mais defensiva para parar o ataque do Jacaré. A tática deu certo e, aliado a duas finalizações certeiras, uma em cada tempo, o Avião venceu, por 2 a 1, ultrapassou o time amarelo e pulou para o segundo lugar na classificação do torneio local.
O primeiro tempo trouxe um Brasiliense com a bola no pé por mais tempo. O time amarelo, porém, não esbanjava criatividade e teve os melhores momentos em bolas na área. Assim, teve uma bola no travessão e fez um gol impedido. O Brasília pouco chutou, mas foi efetivo em cobrança de falta nos acréscimos. A etapa final foi mais corrida e teve mais emoções ofensivas. O Jacaré perdeu pênalti nos primeiros minutos e chegou a empatar, mas logo o Colorado retomou a vantagem e garantiu a vitória.
Brasília abre o placar de falta
O Brasiliense abriu a partida com jogada ensaiada. Após a bola chegar na lateral, o cruzamento veio e Badhuga mandou para fora. O lance acabou sendo isolado em uma sequência de minutos de troca de passes sem muita objetividade. As defesas bem postadas dificultavam as tentativas de infiltração. Mesmo sem agressividade, o Jacaré era quem mais tinha a posse nos pés. Aos 13, Bernardo colocou bola na área e Kath cortou mal. No rebote, Luquinhas chutou mascado e Aldo emendou, mas acertou o travessão.
Com 16, Aldo viu a bola quicar e arriscou de muito longe. Roger pegou sem dificuldade. Na saída de bola, o Brasília errou e Bernardo quase guardou. O Brasiliense era quem mais incomodava naquela altura do jogo. Aos 25, em bola na área, Aldo apareceu de novo e marcou, mas a arbitragem flagrou falta de ataque. Com dificuldade, o Colorado tentava sair do campo defensivo, mas finalizou pela primeira vez somente aos 32, em bola que desviou em Aldo e saiu para escanteio. Na cobrança, a zaga afastou.
Apenas com as laterais como arma, o Brasiliense perdeu força ofensiva. Fechado defensivamente, o Brasília atrapalhava bastante as transições amarelas. Em contrapartida, o Colorado acaba abdicando de atacar e não incomodava o goleiro Edmar Sucuri. Com 43, Leandro Aguiar arriscou de fora da área, mas chutou para fora. Mornos, os minutos finais do primeiro tempo caíram bastante em intensidade. Entretanto, no último lance, Leandro Aguiar cobrou falta com perfeição e abriu o placar.
Ian Carlos garante os três pontos
O Brasiliense voltou para o campo com três alterações na tentativa de se reinventar. Com menos de um minuto, o cenário ficou favorável quando Luquinhas foi derrubado na área por Matheus Rocha. Porém, Aloísio, que acabara de entrar, bateu telegrafado e Roger Kath pegou. Outra cara nova na etapa final, Tiago Luís isolou o rebote. O lance deixou o jogo franco, com o Brasília tentando ataques rápidos e o Jacaré buscando espaços. Aos nove, Leandro Aguiar arriscou, mas mandou para fora.
O time amarelo seguia com a mesma dificuldade de furar a retranca colorada e teve chance somente aos 17, quando Kesley finalizou cruzamento por cima. Dois minutos depois, ele não perdeu. Após defesa de Kath, Marcão pegou a sobra e rolou para Kesley igualar. Com 21, Tiago Luís arriscou de longe e tirou lasca da trave. O empate havia animado o Jacaré, mas, aos 24, veio o banho de água fria. Sucuri bateu roupa em chute de Titico e Ian Carlos colocou o Colorado na frente. Aos 29, Alagoano desviou e carimbou a trave.
O gol recolocou o Brasília na defesa e o Brasiliense no ataque. Com 33, Kesley isolou sobra de escanteio. Com o triunfo parcial, o Colorado se fechou e deu a bola para o Jacaré em busca de um contra-ataque. Aos 40, Tiago Luís cobrou falta próxima da área para fora. Conforme o tempo passava, o time amarelo parecia ficar cada vez sem mais criatividade ofensiva. No fim, os visitantes promoveram uma blitz em busca do gol, mas ele não veio e o Avião conquistou a segunda vitória no Candangão.
BRASÍLIA 2
Roger Kath; Adilson, Tairone, Vinícius Machado e Matheus Rocha; Dadinho, Jhonson, Lucas Perdomo (Titico) e Willian (Lucas Victor); Ian Carlos ⚽ (Obina) e Leandro Aguiar ⚽. Técnico: Luis Carlos
BRASILIENSE 1
Edmar Sucuri; Andrezinho 🟨, Badhuga, Railon e Goduxo (Peu); Radamés (Aloísio), Aldo e Bernardo (Kesley ⚽); Matheus Silva (Tiago Luís), Luquinhas 🟨 (Daniel Alagoano) e Marcão. Técnico: Reinaldo Gueldini