Por Bruno H. de Moura
A quinta-feira (27/01) segue pegando fogo no mundo esportivo do DF. Não bastasse a confusão de ontem entre Gama e Brasiliense, a proibição do TJD-DF das organizadas das equipes nos estádios, agora nenhum torcedor poderá comparecer aos jogos em Brasília.
Isso porque o governador do DF, Ibaneis Rocha, acaba de publicar em edição extra do Diário Oficial do DF proibição da presença de público em todas as competições esportivas.
O Decreto 42.950/2022 altera outras normas que regulam o fechamento e abertura de atividades e, na prática, somente muda a presença de público, termo único do seu anexo.
Com isso, não só o Candangão BRB 2022 será afetado, como outros eventos esportivos. Confirmado ontem (26/01) para o Mané Garrincha, Flamengo x Fluminense, caso realmente ocorra por aqui, será sem torcedor.
Quem também é afetado é o basquete da capital. Cerrado Basquete e Brasília BRB Basquete vem recebendo torcida em seus jogos, mas agora terão de disputar o NBB de portões fechados. O Brasília Vôlei, que joga no SESI Taguatinga, é outro atingido.
A medida prejudica plano de vários dirigentes. Em conversas mais cedo, membros de Ceilândia, Paranoá e Capital apresentavam preocupações com a possibilidade de cessar o público no Candangão.
Com isso tudo, apenas Unaí e Luziânia terão espectadores pelas próximas rodadas do Candangão.