Por Lucas Bolzan
Destaque em toda a mídia nacional e mundial, Endrick já caiu na graça do torcedor brasileiro, principalmente do Palmeiras. Atacante do sub-20 do alviverde paulista com apenas 15 anos, o jovem jogador, revelado nos campos do Distrito Federal e do Entorno, colaborou de forma destacada e ajudou a dar fim no jejum que incomodava o torcedor palmeirense com o inédito título da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Autor do primeiro gol da goleada por 4 a 0 sobre o Santos, na grande decisão realizada nesta segunda-feira (25/1), no Allianz Parque, Endrick sacramentou uma das melhores campanhas da sua carreira até o momento, conquistando, além do título, o prêmio de craque da competição e do gol mais bonito, chamado “Prêmio Denner”. Tudo isso foi colher de chá para ajudar a alavancar mais ainda o seu futuro e dar mais margem para o sucesso, mesmo com pouca idade e já estando entre os ‘grandes’.
Premio denner🙌🏿👅 pic.twitter.com/GvpBOWYI4Q
— Endrick (@endrickii) January 25, 2022
Mantendo os pés no chão, o filho de Douglas Souza vem passando por um turbilhão de emoções e assédios, tanto da mídia, quanto do torcedor e, principalmente, de clubes internacionais. Internacionalmente, a vontade de ter o atleta logo, provocou até ‘guerra’ entre Real Madrid e Barcelona, por exemplo, que já se interessam em contratar o jogador. Para se ter uma ideia, o clube catalão sinalizou ao Palmeiras uma proposta de 45 milhões de euros pelo jogador, cerca de R$ 245 milhões.
Mas tudo isso está sendo um grande trabalho para a estrutura de base do Palmeiras, que, em união com o profissional, valoriza e trabalha com cautela todo o sucesso do atacante, para que a carreira e o futuro de Endrick não tome rumos descontrolados. “A gente não tinha este título e graças a Deus conquistamos. Os prêmios são todos consequência. O grupo me ajudou bastante, não ganhei o craque sozinho. E o primeiro de tudo é Deus. Tenho que agradecer à minha família, minha namorada, meu irmãozinho. Sempre agradecer a Deus”, vibrou, em entrevista à TV Globo.
Primeiros chutes no Entorno
Endrick surgiu no projeto “Gol de Letra” nos campos do Jardim Céu Azul, bairro localizado no município de Valparaíso de Goiás, entorno do Distrito Federal. Infelizmente, nunca teve oportunidade concreta de vestir uma camisa de um clube do Distrito Federal. Aos poucos, enquanto passava por escolinhas de formação, a visibilidade do garoto aumentou. A partir do destaque nas competições de base que disputava, o atleta saiu do Valparaíso de Goiás diretamente para o Palmeiras, que montou um projeto para ele e sua família.
No Palmeiras, Endrick tem a incrível marca de 172 gols, em 176 jogos. Em 2021, a jovem promessa jogou em três categorias diferentes (sub-15, sub-17 e sub-20), balançando a rede 27 vezes. Na Copinha, não foi artilheiro, mas deixou sua marca sete vezes.
Agora, não se sabe como será o futuro de Endrick dentro do Palmeiras. O jogador quer manter os pés no chão e continuar nas divisões de base, dando um passo de cada vez. Mas, dependendo do planejamento na categoria profissional depois do Mundial de Clubes, já se pode até pensar em realizar um trabalho inicial de amadurecimento no atleta entre os maiores da equipe.