Por Lucas Espíndola
Com o Campeonato Candango batendo na porta, alguns clubes do Distrito Federal começaram a divulgar as suas vestimentas para a atual temporada. Um desses times é o Brasília, que vestirá uma camisa com diversas simbologias e significados. O uniforme foi anunciado pelo Movimento 1975, perfil destinado aos torcedores do Colorado no instagram. O modelo da camisa foi desenhado por André Custódio, que acompanha o clube desde criança.
A camisa de 2022 trará o atual escudo do clube, utilizado desde 2020 pela atual gestão do clube. No peito direito aparecerá outra alusão ao Brasília Futebol Clube, já que no local terá a marca própria do Colorado. Tomando parte direita da frente do uniforme, está o imponente Plano Piloto. O desenho traz o avião no centro da capital federal, com suas asas representando as Asas Sul e Norte, além do Eixo Monumental e suas proximidades.
Além do avião no escudo do clube e no Plano Piloto, a camisa traz outra referência à aeronave. Os ombros possuem quatro berimbelas de cada lado, tendo ao todo oito, representando a patente de comandante e também que representa cada título do Candangão conquistado pelo clube. A ideia é que não seja apenas um uniforme, e sim uma farda. Na manga existe um arco de cada lado, que representa a estrutura da arquibancada do antigo estádio Pelezão.
A vestimenta ainda leva algumas listras em tons mais escuros, homenageando as colunas da Arena BRB Mané Garrincha, onde o Brasília levantou a Copa Verde de 2014. Além disso, as listras também carregam um forte contexto histórico, assemelhando-se com a camisa de 1987, onde a equipe conquistou o último título Candango. Na parte de trás, a camisa carrega a bandeira do Distrito Federal, perto da nuca.
https://www.instagram.com/p/CZAkUWZlxTc/?utm_medium=copy_link
Estreia no Candangão
No próximo domingo (23/01), o Brasília irá até o entorno Sul do Distrito Federal enfrentar o Luziânia. O confronto entre as duas equipes será no Estádio Serra do Lago, às 15h30. Esse será o primeiro compromisso do Colorado no Campeonato Candango de 2022, após amargar alguns anos na Segundinha.