Por João Marcelo Pepi e Bruno H. de Moura
A poucos dias do início do Campeonato Candango de Futebol, atletas do Paranoá receberam ofertas para manipulação de resultados. Os jogadores foram sondados através de um perfil no Instagram com o user @arhbet. A página ofereceu 400,00 € (quatrocentos euros) para que os procurados entregassem confrontos do certame distrital. Os jogadores, que não foram identificados, delataram o fato ao clube, que prontamente repudiou a ação junto ao perfil da rede social.
Durante esta terça-feira (18/01), cinco jogadores do Paranoá, equipe que voltou à elite do futebol candango após ser campeão da Segundinha em 2021, foram abordados pelo perfil citado. Em uma das conversas (foto abaixo), o perfil, que diz ser do Chipre, pergunta se o jogador – identificado apenas como goleiro – aceitaria um valor de 400 euros por partida. O atleta indagou se era um esquema de manipulação de resultado e a resposta foi positiva. “Sim, mano. Mas você não precisa drenar nada. Não precisa perder”, digitou a página.
Várias fotos e vídeos são enviados ao arqueiro, que abdicou e respondeu: “tô fora. Isso é dinheiro sujo”. O goleiro printou a tela e informou o caso ao Paranoá, que procurou o perfil e corroborou a ética exercida pela Cobra Sucuri. “Boa tarde! Que fique claro que no Paranoá Esporte Clube você não comprará nenhum jogador. Não compactuamos com essa prática no futebol e caso insista, iremos procurar as medidas legais”, afirmou.
Em outra foto, o perfil oficial do Paranoá questionou a atitude do perfil e disse que “em Brasília estamos unidos e vigilantes com a manipulação”. “Descobri que você tem jogadores honestos. Eu sei, obrigado por isso, estamos fazendo uma coisa comum”, retrucou a página.
O Distrito do Esporte entrou em contato com fontes ligadas a clube que confirmaram o ocorrido e informou que os atletas procurados foram todos do sistema defensivo. “Goleiro, zagueiro e lateral”, disse o Paranoá. A equipe ainda disse à reportagem do DDE que a procura ocorreu após o time divulgar o elenco em sua página oficial no Instagram e que vão acionar o Ministério Público e a Polícia Federal.
Paranoá emite nota oficial
Boa tarde,
Na data de hoje 18/01/2022 um atleta do nosso elenco foi abordado via mensagem direct do instagram por um perfil com o nome de @arhbet onde lhe foi oferecida uma quantia de 400,00 (quatrocentos) euros para participar de manipulação de resultados.
O atleta de forma honrosa e digna negou a oferta e reportou a nossa diretoria, conforme os prints em anexo que estamos enviando.
Enviamos uma mensagem para o perfil para inibir a prática e reafirmar a posição do nosso atleta e nossa credibilidade como clube.
Nesse sentindo peço que divulguem no âmbito dos clubes do Campeonato Candango 2022 como forma de orientar os atletas e observar alguma prática suspeita.
Obrigado!
Paranoá Esporte Clube.
Veja as fotos: